Caça ao Tesouro Espacial: Comprador de Meteorito em 2011 Tira onda com Águas Quentes de Marte!

Redação
By
3 Min Read

"A Pedra de Marte: O Brinde de Outro Mundo!"

Imagine que você pode comprar uma pedra preta, tipo uma rocha que caiu do céu e foi parar nas mãos de um grupo de exploradores do deserto do Saara. Esses caras, que sabem que o pedaço de rocha é um VIP de Marte, levaram mais de uma década para contar a todos que ele guarda segredos mais profundos do que uma sessão do BBB!

"Marte: Água de 4 Bilhões de Anos e um "Zircão" da Pesada!"

Agora, segure o chapéu! Dentro desse meteorito há um grão de zircão que já bateu o carimbo de 4,45 bilhões de anos. Isso mesmo, mais velho que seu avô! Esse zircão é como um bilhete premiado que nos conta como era a superfície marciana antes de ela passar a ser conhecida como o “Planeta Vermelho”. E adivinha? Ele traz 10 vezes mais água do que outras rochas do planeta vermelho. Tem que ter sido uma verdadeira piscina de Marte!

Mas calma que a festa não para por aí. Cientistas analisaram a composição do zircão com tecnologia de ponta e descobriram que ele tem uns ingredientes bem raros, como ferro, alumínio e sódio. Olha a receita da sorte aí! Além disso, encontraram magnetita, um óxido de ferro que confirma que essa rocha se formou em um tipo de "termal" cheia de água quentinha, lembrando as fontes hot aqui da Terra. É como se a rocha tivesse tomado um banho de vapor lá em cima!

O mais doido é que a magnetita ficou presa em partes do zircão que não foram afetadas pela radiação. Ou seja, esses dois formaram juntos, como dois amigos que começam uma banda e fazem sucesso!

"Marte Pode Ter Tido Vida? Os Cientistas Estão de Olho!"

Com tudo isso, a pesquisa dá um tapa na cara da dúvida: será que Marte teve alguma chance de abrigar vida lá atrás? Se a resposta for sim, estamos falando de micróbios se divertindo a milênios atrás! Mesmo que a gente ainda não tenha certeza se a festa da vida realmente rolou por lá, essa descoberta ajuda a lançar luz sobre o que podemos encontrar nas próximas expedições ao planeta vermelho.

Se prepara, porque Marte pode estar escondendo muito mais do que apenas rochas!

Share This Article