A Semana de Quatro Dias e a Traição do Funcionário Fantasma
Corta na Cachaça e Fica Cheio de Trabalho!
Olha só, galera! Recentemente, algumas empresas têm adotado a fabulosa semana de quatro dias de trabalho, e olha que não é só papo furado! Em terras distantes como a Islândia e o Reino Unido, os trabalhadores estão mais felizes e produtivos, como um passarinho numa manhã de sol. Mas calma que a história de hoje não é bem sobre isso…
Demissão Por Motivo de Sobrecarregado e Dupla Jornada!
O bonitão da vez é o Patrick Synge, chefão da Metrickal, uma firma de terceirização localizada na badalada Barcelona. Com apenas dez funcionários em home office (porque gente sendo gente nem sempre gosta de calça jeans e sapato), ele decidiu cortar a jornada pela metade, porque né, quem não gostaria de viver mais tranquilo?
Porém, um dos seus funcionários, que já estava na firma desde 2022, começou a dar uma de “mestre Jedi” na arte da procrastinação. O rendimento só caía, e a história já estava mais do que na cara. Synge, astuto como ele só, desconfiou que o “coleguinha” estava também na maior maracutaia com outro emprego.
Tecnologia na Ponta dos Dedos e O “Stranger Things” do Escritório
Rapaz, como todo bom CCO moderno, Synge mandou todo mundo instalar o tal do DeskTime. Esse programinha é tipo o segurança do elevador, controlando tudo que o trabalhador faz no PC. E adivinha? A Metrickal começou a ver a empresa dos States pipocando nas anotações do funcionário. Ele tava quase vivendo em dois mundos! Com a tela sendo capturada, ficou fácil descobrir que o cara estava dedicando metade da jornada a outra firma – enquanto pagava de “focado” na Metrickal!
Adeus, Além da Demissão!
Diante de provas mais que evidentes, Patrick decidiu que não dava mais. A demissão não foi bem por causa do emprego extra, mas porque a turma toda teve que ralar o triplo pra compensar a falta do coleguinha. “Como empresário, preciso pensar primeiro na minha firma e nos clientes. Se alguém quer fazer bico, que faça no tempo livre!”, disse Synge, com a sabedoria do tio do pavê.
Agora, a reviravolta digna de novela: depois de ser mandado embora, o ex-funcionário se declarou no LinkedIn, afirmando que tinha um novo emprego em tempo integral nos Estados Unidos. Olha só que reviravolta, quase um “Game of Thrones”, onde o reino dos empregos não era bem o que parecia!
Então, fiquem ligados, porque nessa vida, até a jornada de trabalho de quatro dias pode ter seus altos e baixos!