Assassin’s Creed Shadows: Japão Aperta o Freio em Mais uma ‘Censura da Alegria’!

Redação
By
4 Min Read

Japoneses estão Censurando até Decapitações: Ubisoft Entra na Dança!

Gente, você já ouviu falar do novo jogo da Ubisoft, o Assassin’s Creed Shadows? Pois é, ele tá na mira da censura no Japão, e o negócio tá pegando fogo! A galera da CERO (Computer Entertainment Rating Organization) decidiu que o jogo, para ser vendido "na terra do sol nascente", vai ter que ficar sem aqueles momentos sangrentos de cortar cabeças e amputações. Ou seja, se você estava esperando ver um belo "corta-cabeça", pode esquecer!

CERO: A Grande Mãe Censura dos Games!

Agora, você deve estar se perguntando: "Mas por que essa CERO é tão rigorosa assim?" Amigo, o sistema deles é mais rígido que brioche de padaria! No Japão, existem classificações que vão de A (todas as idades) até Z (somente para adultos), mas mesmo os jogos da categoria Z não podem conter violência excessiva. É como se eles dissessem: "Ah, você pode ter uma treta e tanto no jogo, mas, por favor, sem cabeçudas rolando pelo chão!"

Cadê a Liberdade, Meu Povo?

A questão é que o Japão é o berço de animes e mangás recheados de hentai e gore, mas na hora de classificar jogos, eles se agarram com unhas e dentes nas regras! E, para piorar a situação, apenas a CERO tem o poder de avaliar os jogos para consoles, enquanto outras mídias como filmes e animes têm uma folguinha básica. Que injustiça, não é mesmo?

Desenvolvedores em Pé de Guerra!

Mas calma que a história não acaba aqui! O tal de Shinji Mikami, o pai do Resident Evil, não ficou quieto e soltou o verbo: “Essas regras são feitas por quem não sabe a diferença entre um controle e um joystick!” E o Masahiro Sakurai, o gênio por trás da saga Smash Bros, quase teve um infarto quando teve que revisar personagens porque a CERO achou que certos ângulos eram "sexualmente provocantes"! Imagina a frustração desses caras!

E os Jogos que Viraram Fantasmas?

A lista de jogos que tiveram que se adaptar às rígidas regras da CERO é longa! Títulos como The Callisto Protocol simplesmente não chegaram às prateleiras, enquanto Until Dawn passou por uma amputação figurativa na edição, com cenas de mortes sendo censuradas por algumas imagens pretas super angustiantes. Ai, quanta tristeza!

O Que Faz um Jogo Ser Liberado ou Não?

E a cereja do bolo? O jogo Stellar Blade, que é um festival de sangue e amputações, pode ser vendido no Japão! O pessoal da EA Japão ficou com a pulga atrás da orelha, questionando por que um jogo pode e o outro não, se ambos têm conteúdo bem parecido. Gente, é confusão que não acaba mais!

E Agora, José?

No final das contas, a CERO parece que não tá nem aí para as reclamações e promete manter suas regras firmes e fortes. E assim, o mundo dos jogos segue seu caminho entre os cortes de cabeça, lesões e a obrigatoriedade de uma versão "light" dos jogos mais pesados. E agora, é cada um por si e os gamers que lutem para não perder a cabeça — ou a diversão!

Share This Article