"E Aí, Apple? Vamo Abrir Essa Caixa Preta ou Não?"
Parece que a maçã mordida tá passando por uma verdadeira maratona no tribunal! A União Europeia já deu um puxão de orelha na Apple para abrir as portas do iOS e do iPadOS, liberando o sideload – basicamente, um “faça você mesmo” que permite instalar aplicativos fora da App Store. E agora, meu amigo, o Brasil entrou na dança! A empresa tem apenas três meses pra se tocar e abrir as comportas, se não quiser ver o circo pegar fogo.
O juiz, que deve estar se divertindo bastante, pode apostar, é o Pablo Zuniga. Ele foi claro como água de coco: a plataforma fechada da maçã e suas regras chatinhas para apps de terceiros são justificação mais que suficiente para o Cade colocar a mão na massa. E olha só, ele ainda soltou que essa história de não agir tá fazendo com que os concorrentes fiquem de fora e que o "bicho" não esteja pegando como deveria no mercado de serviços digitais.
E a treta não para por aí! O Mercado Livre tá de olho na situação, principalmente na hora de pagar as compras – porque, olha, não dá pra ser feliz de verdade se não dá pra fazer transações do jeito que quiser. E como se não bastasse, o Cade tá mirando também no monopólio da Apple em relação aos aplicativos! Em novembro de 2024, já tinha rolado a informação de que a Apple teria 20 dias pra oferecer alternativas de pagamento e abrir a tal da porta do sideload. Mas, oh, a empresa conseguiu uma liminar, que agora, advinha só? Foi pro espaço!
As peripécias da Apple não se limitam ao Brasil, não! O mesmo rolo já tá desdobrando em lugares como a União Europeia e os States. O pessoal da Meta (que tem a galera do Facebook na mão) foi até o Cade dar uma de advogado do diabo, acusando a Apple de usar a bandeira da privacidade para dar uma rasteira nos concorrentes e enganar o povo. E durante uma audiência pública, a reclamação foi geral: 30% em cima de cada venda? Rapaz, isso é que nem deixar o povo sem sobremesa!
Em nota, a Apple tentou mostrar que é a heroína da história. Um porta-voz frio como gelo disse que eles acreditam em mercados que sejam puro amor e inovação. Mas a preocupação deles em relação à segurança dos usuários parecia mais um “socorro, a casa tá pegando fogo” do que um argumento convincente, e eles já anunciaram que vão apelar da decisão.
E não é que o juiz ainda resolveu abrir a gaveta de memorandos e lembrou que a Apple já se conformou nas mesmas condições em outros países sem sofrer feito uma galinha no abatedouro? O que significa que, quem sabe, a adaptação na selva digital pode ser mais suave do que a maçã pensa.
Agora É Sua Vez, Majestade Maçã!
O Brasil tá na expectativa! Será que os deuses da tecnologia irão atender aos pedidos e abrir as portas do iOS? Ou a maçã vai continuar teimando em ser a diva do baile? Acompanhemos!