O Maior Mapa do Céu: James Webb e a Viagem ao Passado
Prepare-se, porque o universo acaba de ganhar um novo GPS! Astrônomos carregaram mais de 10 mil fotos do Telescópio Espacial James Webb e criaram o COSMOS-Web, o maior mapa do cosmos que a gente já viu. Imagine uma área no céu do tamanho de três luas cheias! Esse mapa dá um rolê por 98% da história do universo, voltando até 13,5 bilhões de anos. Isso mesmo, é como dar uma passadinha na festa de aniversário do Big Bang!
Ué, Cadê as Estrelas?
Caitlin Casey, a chefe dessa empreitada doida, ficou pasma ao descobrir que já havia um monte de estrelas se formando lá atrás. Ela soltou um: “Simplesmente não sabemos como isso pôde acontecer!” Aí a gente pensa: como assim, meu Deus? O que será que essas estrelas estavam aprontando no início de tudo?
Graças à tecnologia top do Webb, que manda ver na luz infravermelha, conseguimos enxergar as galáxias mais antigas e distantes. Se o famoso Campo Ultraprofundo do Hubble fosse uma simples folha A4, o COSMOS-Web é um mural de 4 metros! Coisa de louco, né?
Espanha na Área!
E não para por aí! A galera da Espanha entrou na jogada. O Instituto de Astrofísica de Canarias (IAC) se juntou à festa utilizando redes neurais para classificar mais de 500 mil galáxias. E a melhor parte? O mapa tá aberto pra todo mundo! Então, galera, fiquem ligados; as observações vão continuar a todo vapor, explorando temas quentíssimos como a era da reionização, a formação de galáxias massivas e aquele mistério da matéria escura.
Se você achou que já viu de tudo, pode rever seu conceito! O universo está sempre surpreendendo e agora, com um mapão na mão, o céu nunca pareceu tão próximo!