MEC CHOCA ALUNOS: NOVAS REGRAS SÃO UM GOLPE NO ENSINO!
O Ministério da Educação (MEC) acaba de disparar um verdadeiro tsunami nas graduações! Em um golpe que pode mudar os rumos de milhares de estudantes, foi anunciada uma nova resolução que estabelece TRÊS modalidades de ensino, e adivinha? O formato semipresencial está no meio desse turbilhão!
Semipresencial: A NOVA MODA DO MEC!
Preparem-se! A nova estratégia obriga os cursos a darem aulas remotas, mas ai do aluno que pensar que tá livre de ir até a instituição! Vai ter que encarar atividades presenciais, estágios e aulas mediadas por professores. Tô falando de mais correria e menos descanso!
Ensino Presencial: QUEDA DO PERCENTUAL E ALTERAÇÕES BRUTALÍSSIMAS!
Para o ensino presencial, a situação é ainda pior: agora, apenas 30% das aulas poderão ser dadas no formato EAD. Antes era 40%! Quem achava que já estava difícil, agora vai ter que se desdobrar e encarar horários sufocantes por conta desse novo decreto!
CUIDADO! 5 CURSOS PROIBIDÍSSIMOS NO EAD!
E tem mais! O MEC decidiu proibir 5 cursos essenciais de serem oferecidos apenas online: medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia. Isso mesmo, meu amigo! Se você sonha em ser um novo Dr. House ou advogado de defesa, terá que enfrentar a realidade presencial!
SAÚDE E EDUCAÇÃO: SEM MAIS EAD!
Jogaram um balde de água fria na educação! As licenciaturas e os cursos da área de saúde só podem ser oferecidos nos formatos presenciais ou semipresenciais. Isso significa que os estudantes que sonham em ensinar ou cuidar de vidas terão que se adaptar às novas ordens e encarar essa realidade dura.
ADEQUAÇÃO URGENTE: DOIS ANOS NA MIRA!
As faculdades têm apenas dois anos para se adequar à nova legislação, mas os que já estão matriculados não precisam entrar em pânico; eles poderão concluir seus cursos na "tranquilidade" do modelo antigo. Mas as novas normas atingem os novos alunos, que não vão ter vida fácil!
Aí estão as novas regras do MEC, e a pergunta que fica é: o que vai ser dos nossos estudantes? A luta pela educação não para!