Lygia Fagundes Telles: Uma Lenda da Literatura Brasileira Completaria 107 Anos!
É Inclusive, Uma Vingança da Cultura!
Neste sábado, 19, uma data que deveria ser marcada com festa, lembramos a grandiosa Lygia Fagundes Telles! Se ela estivesse entre nós, estaria soprando as velinhas de um bolo de 107 anos, imortalizando sua inigualável contribuição para a literatura brasileira. Uma escritora que não se cala nem debaixo dos escombros da censura!
Realismo e Fantasia: O Que Tem de Novo?
Com uma pena afiada e impossível de ser ignorada, Lygia transitou entre realismo e fantasia como ninguém! Seus textos fervilham com a luta pela condição feminina e os dilemas psicológicos de personagens que são genuínas explosões de humanidade. Articulações que penetram fundo na repressão política que ainda nos assombra.
Romance dos Tempos Difíceis!
Um de seus ícones, “As Meninas”, em plena efervescência em 1973, é leitura obrigatória para quem se torna adulto, ou se atreve a isso! A obra, verdadeira relíquia da literatura, retrata a vida de três amigas em um pensionato em São Paulo, em meio aos “Anos de Chumbo”, um período negro da nossa história. E a pergunta que não quer calar: quantos de nós já não nos sentimos presas na opressão?
A Morte de Uma Gigante!
Embora Lygia nos tenha deixado em 2022, aos 98 anos, Suas ideias e palavras continuam mais vivas do que nunca! Partiu, mas não se foi! Como um eco de um grito dialético, sua obra desafia até os mais céticos! Cuidem-se, pois, a memória de Lygia Fagundes Telles é uma tempestade que não vai se acalmar tão cedo!