PETRÓLEO EM PERIGO! PETROBRAS PROMETE LIMPEZA IMPERDÍVEL NA SONDAGEM!
Atenção, povo brasileiro! A Petrobras acaba de revelar que a limpeza da sonda NS-42 será finalizada até o final de maio! Isso não é só uma boa notícia, é uma cobrança à altura do que acontece na nossa costa! Veio ao público, em uma carta para o Ibama, o cronograma que marca a chegada de um novo equipamento que simula vazamentos de petróleo na Foz do Amazonas. E adivinha? Chega até o fim de junho!
O QUE O IBAMA DIZ? A PRESSÃO AUMENTA!
Esse movimento acontece após o Ibama aprovar, às pressas, um plano emergencial da Petrobras para tentar salvar a fauna local em caso de catástrofe! Ah, a pergunta que não quer calar: será que isso é suficiente? Segundo eles, essa simulação é o último passo para que a Petrobras possa explorar uma região que é uma verdadeira mina de ouro, mas que carrega a pesada responsabilidade de proteger um meio ambiente extremamente fragilizado!
A gerente de Meio Ambiente do Ibama, Daniele Puelker, mandou um pedido para o coordenador de Licenciamento, Itagyba Alvarenga Neto, para saber quando poderão fazer a vistoria do Centro de Fauna. O Ibama, aliás, já deixou claro que a equipe é contra a proposta da Petrobras, afirmando que a chance de sucesso do plano de resgate da fauna é quase zero!
A POLÊMICA DOS CORAIS E DAS COMUNIDADES INDÍGENAS
Estamos falando de uma região repleta de recifes de corais e de comunidades indígenas que estão lutando para defender seu território! A pressão ambiental é alta, e o governo atual tem que esclarecer por que está abrindo as portas para uma exploração tão arriscada! Enquanto isso, o Ibama ainda não tem uma data definida para a Avaliação Pré-Operacional (APO).
É hora de a população ficar de olho e cobrar ações efetivas! A luta pela preservação do nosso meio ambiente não pode ser ignorada em prol do lucro. Vamos nos posicionar!