A Batalha pelos Contêineres: Europa Pede Socorro no Porto de Santos!
O que está pegando?
A Comissão Europeia, que manda e desmanda nas decisões da Europa, entrou com tudo na briga pelo leilão do novo superterminal de contêineres em Santos, São Paulo. O recado é claro: querem mudar as regras do jogo e tirar o veto que o governo brasileiro impôs à participação de grandes armadores europeus, como a Maersk e a MSC. Com um investimento de R$ 6 bilhões, o Tecon Santos 10 pode ser a salvação do maior porto da América Latina, que está mais atolado que político em crise!
Um Apelo Urgente!
O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, não perdeu tempo e fez um apelo ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante uma reunião no Rio. Isso aconteceu bem na véspera da assinatura do acordo de livre comércio UE-Mercosul, mostrando como as coisas estão entrelaçadas, e o Brasil pode estar dando um tiro no pé!
Governo em Frangalhos!
Enquanto isso, a pressão só aumenta! O Tribunal de Contas da União (TCU) já deu o seu veredito, recomendando que armadores sejam barrados do leilão para não fazerem um “monopólio do mar”. E o governo? Em vez de abrir as portas, resolveu fechar as janelas, o que pode custar caro na hora de atrair investimento e comércio!
E o Que Diz o Ministro?
O responsável pela área, Silvio Costa Filho, se diz confiante, garantindo que com ou sem armadores estrangeiros, vai ter uma concorrência sadia. “Tem grupo de sobra interessado!” – afirma, mas será que isso é o que a gente realmente precisa ouvir? Com tantos bilhões em jogo, será que é mesmo seguro arriscar o futuro do porto e, consequentemente, da economia do país?
Interesses Estrangeiros à Vista!
A pressão não vem só da Europa não! A Cosco, gigante chinesa de navegação, entrou na dança pedindo revisão da decisão do TCU. Isso porque a briga pelos contêineres em Santos não é apenas uma questão brasileira; é um verdadeiro tabuleiro de xadrez internacional, e o Brasil pode sair com a pior jogada!
O Futuro na Mão!
Com a participação da ICTSI, operadora filipina que quer a todo custo entrar na competição, e a JBS Terminais na jogada, o leilão promete ser um verdadeiro campo de batalha. Fique de olho nesse enredo que promete virar o jogo do comércio no Brasil! A coroa dos contêineres está em jogo, e a doce vitória pode virar uma amarga derrota se não houver estratégia. aberta!