Japão em Alerta: Bolsa em Alta, Mas Promessas Pesadas no Ar!
As bolsas da Ásia estão fervendo, mas não se deixe enganar: atrás dessa fachada de otimismo, há muito mais do que se parece! O mercado de Tóquio fechou em alta, subindo 0,3% com o Nikkei batendo os 53.846,87 pontos, após o Banco do Japão decidir manter a taxa de juros. Porém, a tensão está no ar, especialmente com a ministra das Finanças, Satsuki Katayama, dando um declaraçãoproblemática: a Câmara Baixa do Parlamento foi dissolvida! Isso significa que a eleição antecipada está marcada para o dia 8. Preparem os corações, porque as promessas feitas podem afundar ainda mais o quadro fiscal!
O presidente do Banco Central, Kazuo Ueda, declarou que é cedo para mensurar o impacto das subidas anteriores de juros, mas as condições financeiras continuam “favoráveis” — será que ele realmente acredita nisso? A realidade é que setores cruciais estão em queda e as apostas estão altas!
Em uma reviravolta alarmante, as ações de tecnologia na Ásia sofreram um baita baque! A Intel viu suas ações despencarem 13% nos EUA, e isso trouxe efeitos colaterais para empresas como o SoftBank e a Lasertec, que caíram 1,2% e 5,8%, respectivamente. O que está acontecendo com a segurança dessa indústria?
Por outro lado, o índice chinês Xangai Composto conseguiu uma leve alta de 0,3%, mas no fundo, todos sabem que isso é só uma gota em um oceano de incertezas. Já o Hang Seng em Hong Kong avançou 0,45%, impulsionado pelo HSBC, que recebeu sinal verde para fechar o capital do Hang Seng Bank. No entanto, essa pode não ser a melhor notícia para os cidadãos!
Taiwan também está na dança e viu seu índice Taiex subir 0,7%. Mas cuidado: enquanto algumas empresas como a Compeq Manufacturing dispararam 10%, a Powerchip despencou 8%! Um verdadeiro jogo de gato e rato!
E não podemos esquecer de Seul, que em uma tentativa de manter a moral lá em cima, viu o Kospi subir 0,8% pela terceira vez consecutiva. Mas será que essa alta é sustentável?
Na Oceania, a bolsa australiana subiu 0,13% – mas será que essa positiva não é só uma ilusão à vista de tumultos maiores?
Enquanto o governo tenta fazer jogo de cena, a verdade é que a situação econômica está mais quente do que nunca! Fiquem ligados, porque o furacão político está se aproximando e as promessas podem acabar fazendo a festa, mas para quem?