Mais de 10 mil figurantes: o exército do cinema que desafiou a realidade!

Redação
By
4 Min Read

Guerra e Paz: O Superproduzido que Deixou Hollywood no Chinelo!

Se prepare, porque a história de “Guerra e Paz” vai te deixar de queixo caído! Olha só: os filmes de Hollywood andam crescendo mais que pão feito em forno quente, mas vamos combinar que a grandiosidade das produções de antigamente tinha um tempero diferente. Nos anos 50 e 60, ator se dedicava mais que amante em dia dos namorados, diretor era um verdadeiro maestro, e os chefões do cinema estavam dispostos a tudo por grana. Aí você olha pra hoje e pensa: onde foi parar essa magia?

Um “Epico” à Moda Antiga!

E por falar em magia, “Guerra e Paz”, que saiu de cena há mais de 60 anos, ainda é o show de fogos de artifício que ninguém esqueceu. As filmagens duraram tanto que dava pra fazer um passeio pelas quatro estações do ano sem sair da sala de cinema! Era tanta tentativa de capturar a essência do clima que mais parecia ensaio para escola de samba.

O bagulho foi tão sério que eles conseguiram recriar cenas de batalha com mais precisão que um artista fazendo caricatura de gordo. As autoridades soviéticas, que não estavam nem um pouco a fim de perder a fama, mandaram seus recursos, além de um bando de soldados e centenas de cavalos prontos pra guerra – olhe que eles até ensaiaram os movimentos! É isso mesmo, os caras passaram meses se preparando para parecer uns verdadeiros nobres da época, tudo sob a batuta do diretor!

Preço da Fama

Agora pensa: o orçamento foi de 8,29 milhões de rublos! Fazendo a conta, isso dá cerca de 9,2 milhões de dólares. Ou seja, se jogar a inflação na roda, o treco ficaria em uns 90 milhões de dólares hoje! E aí vem a parte que não entra na conta: a galera dos museus também deu sua contribuição, disponibilizando móveis, louças e até armas, como se a produção fosse um bazar de antiguidades!

O Esplendor em Tela

E para deixar tudo ainda mais especial, o próprio Roger Ebert disse que essa versão de “Guerra e Paz” é singular, um épico que faz até a concorrência parecer piada. Ele arrematou que seria difícil, quase impossível, criar algo tão muitíssimo magnífico de novo, onde a grana não é tudo, mas sem ela o épico é só um rascunho!

Com a tecnologia de hoje, até rebolar um filme de guerra seria mais fácil, mas você pode ter certeza: nada vai superar a grandiosidade de mais de 10 mil figurantes em batalha – nem que traga os Vingadores de volta!

Então, é isso! “Guerra e Paz” é um clássico que não dá pra deixar de assistir – é tipo aquele prato que todo mundo faz questão no almoço de domingo!

Share This Article