A Editora Jangada trouxe para o Brasil um livro que, acredite se quiser, se chama “o livro de algum outro lugar” – tudo em letras minúsculas, porque quem precisa de formalidades, não é mesmo? Essa obra é a mais nova adição ao universo criado pelo eterno galã de Hollywood, Keanu Reeves, e o gênio dos quadrinhos Matt Kindt. O protagonista, Unute (ou só B, para os íntimos), é um super-herói/anti-herói que se parece com o próprio Keanu e está em uma épica jornada milenar tentando entender sua própria imortalidade. Nesse enredo, temos uma mistura insana de ficção científica, fantasia, história e um toque de mitologia, tudo temperado com uma pitada de existencialismo. Ufa, que delícia!
A trama rola em um universo alternativo da série de quadrinhos BRZRKR (isso mesmo, se pronuncia Berzerker, como aqueles guerreiros nórdicos que ficavam fora de si nas batalhas). O primeiro volume desse sucesso vendeu mais de 615 mil cópias em 2021, se tornando a HQ mais bombada desde Star Wars #1 em 2015. É sucesso que não acaba mais!
Em “o livro de algum outro lugar”, Keanu e China Miéville se uniram para criar uma narrativa super divertida que mescla vários estilos. Imagina só: a primeira parte traz um soldado de 80 mil anos tentando achar um jeito de morrer e, de quebra, se transforma em cobaia do exército dos EUA, que quer descobrir como replicar a habilidade dele. Sensacional, né? Na sequência, temos histórias narradas em terceira pessoa, onde aparecem personagens que, ao longo dos séculos, cruzaram caminhos com Unute. E, para fechar com chave de ouro, há capítulos onde Unute narra suas próprias aventuras e pensamentos. Pronto! Temos uma experiência literária cheia de surpresas!
Agora, se você ainda não conhece China Miéville, é melhor você se apresentar! Ele é considerado um dos mestres da ficção especulativa e famoso por misturar fantasia sombria, ficção científica e horror em suas obras. Um verdadeiro ícone do movimento “New Weird”.
E falando em adaptações, segura essa: Justin Lin, o cara que deu uma repaginada na saga Velozes & Furiosos e também dirigiu Star Trek Sem Fronteiras, vai comandar a adaptação cinematográfica de BRZRKR e ainda será produtor da série de anime na Netflix, que terá duas temporadas. Prepare-se para muitas emoções!