“EA: Agora é Saudita e Não é uma Piada!”
Você sabia que a Electronic Arts, a queridinha dos gamers com seus sucessos como Battlefield, Need for Speed e Mass Effect, acaba de ser vendida para o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita? Isso mesmo, a EA mudou de mãos e não foi para qualquer lugar, mas para o deserto! O conselho de acionistas decidiu que 93,4% das ações da empresa vão estar sob o controle saudita. E, para apimentar a coisa, a Silver Lake e a Affinity Partners, uma gestora com laço familiar com o Trump, também meteram a mão na massa!
“Quem Será o Novo Chefe do Jogo?”
Agora, enquanto o saudita PIF fica com a maior parte da grana, a Silver Lake e a Affinity também querem seu pedaço do bolo: 5,5% e 1,1%, respectivamente, se os órgãos reguladores derem sinal verde para a farra. Mas calminha lá! A EA jurou de pé junto que ainda vai manter a batuta criativa das franquias. E, apesar do “coração acelerado” de muitos gamers, os clássicos como Battlefield e Need for Speed não devem ser engolidos por esse novo “pássaro muito quente”.
“Medo do Controle? Bora Pode Vir Por Aí!”
No entanto, as preocupações estão no ar, principalmente para as séries que abraçam a diversidade, como Mass Effect e Dragon Age. A galera tá com medo de que o novo chefe olhe torto para a inclusão, só porque a grana vem de um lugar onde as coisas são um pouco… diferentes.
“PIF Chegou Com Tudo no Mundo dos Games!”
Essa aquisição da EA é só o começo! O fundo saudita já estava se coçando no mundo dos games, com participações em várias empresas e até comprou a SNK. Agora, está com os olhos em uma das maiores potências da indústria. E se continuar nessa onda de aquisições, quem sabe o que vai rolar? Um monopólio em tamanho GG?
E aí, o que você acha dessa virada de jogo? O que será que vem por aí?