“Peak” e a Polêmica do Lixo Artesanal: Quem disse que IA manda bem na escalada?
Todo ano a galera do Steam derrapa na carcaça de alguns joguinhos que, com menos alarde do que anúncio de nova novela, fazem um sucesso danado. Entre eles, temos os clássicos “R.E.P.O”, “Schedule I” e “Escape From Duckov”. Mas a estrela dessa temporada é o “Peak”, que trouxe um calor no coração (e nas mãos, de tanto escalar) com seu humor despretensioso. O jogo foi tão bem recebido que conseguiu uma indicação para Melhor Jogo Multiplayer lá no grande festival das premiações de jogos.
Mas eis que do nada, uma bomba explode na rede! Um tweet furioso ataca a criadora do “Peak”, a Agrro Crab, chamando o jogo de “o primeiro jogo do mundo 100% feito por IA”. A treta começou quando o estúdio decidiu fazer uma homenagem ao rapper Bbno$, que tirou uma folguinha na carreira musical. E como fãs são quase como a sogra na hora da comida, a reação não foi das melhores.
Surpresa! A Agrro Crab não se fez de rogada e respondeu com um tweet para deixar qualquer um de queixo caído. “Podemos ser lixo, mas somos lixo artesanal feito por humanos, produzido localmente, filho da p***!” Eita, meus amigos, parece que o clima azedou, mas a equipe sabe lidar com isso!
O termo “slop” (que em português é “lixo”) usado na brincadeira pode ser uma alfinetada nos elogios que a IA recebe por aí. Ou seja, eles querem deixar claro que a coisa é feita na raça, com aquela energia boa que só uma equipe de humanos pode ter.
E não é que a resposta bombou? A galera adorou, e rolou até declarações como “A IA não consegue replicar a sensação de desenvolvedores perdendo a cabeça às 3 da manhã” (quem nunca?!) e “Essa resposta fez o meu ano”. Mandaram bem, hein?
E o timing não poderia ser melhor! Todo mundo está de olho em qualquer sinal de IA no mundinho dos games, e até a famosíssima Larian Studios, que fez os títulos “Baldur’s Gate” e “Divinity”, está tomando pedrada por admitir que usou tecnologia em seus novos projetos, mesmo estando de boa, contratando novos artistas.
Cuidado, IA! Os humanos estão na área e não estão de brincadeira!