STF nas Mãos do Gilmar: O Que Está Acontecendo?
Professor faz alerta: “Blindagem do STF é um perigoso jogo de poder!”
O professor de Direito Constitucional, André Marsiglia, não ficou calado! Durante sua participação no WW, meteu a boca no trombone e detonou a seletividade das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), liderado por Gilmar Mendes. Para ele, a segurança do STF está sendo blindada de forma escandalosa, enquanto o próprio tribunal tachou a PEC da Blindagem do Congresso como inconstitucional. É uma contradição que merece ser discutida!
“Uma entrega vergonhosa ao poder!”
O professor deixou claro que não dá pra considerar democrático proteger uma instituição e antidemocrático proteger outra. “Se a blindagem é um direito, então é pra todos ou pra ninguém! Essa seletividade do STF é uma afronta!”, disparou Marsiglia.
E não para por aí! Ele ainda soltou o verbo: a situação é mais grave do que parece. Esse jogo de poder não só arranca prerrogativas do Senado, mas também as do povo! O artigo 41 da Lei 1079, que dá ao povo o poder de denunciar ministros do STF, virou papel passado nas mãos da PGR, considerada por ele como uma aliada do próprio STF.
“E agora, quem protege o povo?”
Marsiglia não hesitou: “Arrancar esse poder do povo e entregar ao Senado é uma traição! O que nesse cenário justifica a blindagem do STF?” Com um olhar crítico sobre a formação de Gilmar Mendes, o professor observou que, apesar da influência da história alemã em sua formação jurídica, isso não vale de desculpa para atitudes que vão na contramão da nossa realidade.
Essa é a hora de abrir os olhos! O que está em jogo não é apenas a integridade do STF, mas a voz do povo e a democracia. A nação precisa urgentemente de um basta nessa brincadeira perigosa!