Prepare-se para uma viagem pela floresta, porque a série “Amazônia – mãe da ciência” está chegando com tudo! Serão cinco episódios recheados de curiosidades e descobertas científicas que vão ser exibidos no Jornal da EPTV 2ª Edição para a galera de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e sul de Minas Gerais. E quem está na vibe do rádio também não vai ficar de fora, já que a CBN em Campinas e Ribeirão vai transmitir tudo em um formato especial.
Durante a primeira semana da COP30, que rola de 10 a 14 de novembro, a série vai revelar como a maior floresta tropical do mundo é a musa inspiradora de pesquisas super relevantes para nosso futuro. Vamos conhecer cinco pesquisas de cientistas da região, que estarão bem ativos no evento global em Belém (PA). O cardápio inclui uma máquina do tempo na Amazônia que prevê climas, conversa sobre crédito de carbono, bioeconomia, o poder das sementes e até um peixe-boi que dá um show produzindo etanol. Isso não é golpe, não!
E como se não bastasse, a cantora Fafá de Belém vai dar sua voz à Amazônia pela primeira vez, conversando como uma mãe que observa suas crias e alerta sobre os perigos por aí. Pode esperar sentimentos à flor da pele!
E para apimentar a conversa, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, vai dar uma de entrevistada e compartilhar suas reflexões sobre a necessidade urgente de preservar nosso lar verde e o papel do conhecimento científico brasileiro nessa missão. Ela mandou a real: “Agradeço à EPTV pela chance de dar minha opinião sobre assuntos tão importantes. Sou professora de história, não cientista, mas valorizo quando a ciência nos ajuda a construir políticas públicas fundamentadas!”
As gravações começaram em julho de 2025, com o jornalista Heitor Moreira e o repórter cinematográfico Jefferson Souza entrevistando mais de 10 especialistas na área e até lá em Manaus.
Marque na agenda: “Amazônia – mãe da ciência” estreia no dia 10 de novembro, a partir das 19h, no Jornal da EPTV 2ª Edição. E não se esqueça, a CBN, o programa EP Agro, o g1 e as redes sociais do jornalismo da EPTV também vão bombar com esse conteúdo. Prepare-se para mergulhar no verde e ficar por dentro do que realmente importa!