Bowie no GTA Espacial: O Dia em Que o Estilo dos Anos 70 Virou Jogo de Aventura!

Redação
By
4 Min Read

“David Cage: O Mago do Videogame que Tentou Fazer Milagres!”

“Quando o Sonho Vira Realidade e a Realidade Bate na Porta da Loucura”

Pegue seu controle e se prepare, porque vamos falar de David Cage, o cara que tem mais ideias malucas que uma novela das nove! Ele é conhecido no mundo dos games por suas inovações, como em Fahrenheit e Heavy Rain. Mas seu primeiro filho, Omikron: The Nomad Soul, é um verdadeiro tesouro escondido que nem todo mundo conhece.

“O ‘GTA’ do Futuro que Quase Virou Realidade”

Na década de 90, Cage sonhou em criar um jogo localizado em uma cidade futurística onde você poderia andar, correr, voar e até trocar de corpo como quem troca de roupa! Ele teve tanta fé na ideia que escreveu um documento de 200 páginas. Seus amigos leram e disseram: “David, isso é tão impossível quanto fazer uma dançarina de pole dance não ser vista em um bar!” Mas adivinha? Ele não se deixou abalar e conseguiu quase fazer acontecer!

“Explorando o Pandemonium de Omikron!”

Em Omikron, você vai descobrir a cidadela escondida sob uma cúpula de vidro, tentando sobreviver em um mundo gelado. Um lugar onde você pode explorar bairros como Anekbah e Qalisar, fazendo amigos e inimigos numa boa. E mais: só porque a energia é o novo petróleo, cada movimento que seu personagem faz consome uma porção dela. Sabe como é, energia é igual a coragem: tem que saber usar!

“Morte? Que Nada! Aqui a Brincadeira Continua!”

A morte no jogo é só um pequeno desconforto; você volta como um NPC e continua a festa! E tinha de tudo: magias, veículos voadores e um mistério que faria o Sherlock Holmes pedir pra parar. David admitiu que misturar gêneros foi um desafio — tipo tentar fazer um brigadeiro sem açúcar!

“Da Música Para o Video Game: O Rei do Glam Rock na Jogatina”

O que deixa tudo melhor? Música! Cage trouxe nada mais, nada menos que David Bowie como diretor musical. E, sim, teve regra do “Steve Jobs”: se não for chique, não vem! Antes dele, outros artistas como Björk e Massive Attack foram considerados, mas o Duque Branco arrematou a parada, e a banda fictícia “Dreamers” foi criada para animar as baladas em Omikron.

“Um Tapa no Visual dos Personagens”

Bowie nem dançava, mas não hesitou em colocar seu coreógrafo para trabalhar! Quer dizer, ele é o cara que poderia fazer um espeto de dança ser incrível! Mesmo com tudo isso, The Nomad Soul teve a performance comercial que podemos chamar de “nem de longe um arraso”. Aqui no Brasil (ou lá do outro lado do mundo), a galera se jogou — vendendo entre 400 mil e 500 mil cópias. Mas nos EUA, a equipe de marketing não estava nem aí.

“Entre Dramas e Risadas, uma Lição na Indústria dos Games”

Cage percebeu que seus jogos eram “estranhos demais” para os gringos. Uma arte tão “francesa” que a equipe de marketing provavelmente ficou em choque vendo. É, meu amigo, o sonho pode ter sido realizado de forma torta, mas quem não gosta de uma boa loucura?

Os sonhos do legendário David Cage nos lembram que no mundo dos games, tudo é possível, até mesmo um “GTA” com um toque de ficção científica e uma pitada de Bowie. E aí, bora jogar?

Share This Article