“Guerra do Comércio: Trump Tirou o Pano de Prato e Pôs Fogo nas Negociações com o Canadá!”
A bomba estourou! Na noite dessa quinta-feira, Donald Trump, o presidente icônico dos EUA, anunciou que tudo que envolvia o Canadá acabou! “Comportamento FRAUDULENTO!” bradou ele, referindo-se a um anúncio bombástico que usou imagens do ex-presidente Ronald Reagan para criticar as tarifas que ele mesmo impôs. É isso mesmo, a treta tá formada!
A saga começou quando Trump decidiu apertar o cerco e aplicar tarifas de aço, alumínio e carros canadenses, e a resposta de Ottawa não tardou: rebate nos impostos! As conversas, que vinham a mil, agora estão mortas e enterradas, tudo por causa de um embaraçoso comercial.
Falando na treta, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, deixou escapar que o anúncio com mensagens anti-tarifas fez Trump dar um grito do outro lado da fronteira. O vídeo, com Reagan detonando tarifas e afirmando que elas são responsáveis por desemprego e guerras comerciais, não caiu nada bem no colo do presidente!
A Fundação Presidencial Ronald Reagan não ficou calada! Emitiu uma nota dizendo que o governo de Ontário usou um “mix” maroto de imagens e áudios e que eles estão de olho em possíveis ações legais. “Deturpa TOTALMENTE o discurso de Reagan!”, disseram. E quem não falasse? O governo canadense? Esse prefere uma boa paródia do silêncio!
Enquanto isso, Trump segue nessa sua guerra comercial, elevando as tarifas aos níveis mais altos desde a grande depressão de 30! E a gente se pergunta: e as empresas, e a economia, o que vão fazer agora?
Mark Carney, o primeiro-ministro canadense, não ficou quieto e soltou que o Brasil do Norte não vai dar o braço a torcer se as negociações fracassarem. Uma coisa é certa: com essa briga, a situação tá pegando fogo e, em 2024, a reforma do acordo de livre comércio entre EUA, Canadá e México promete ser explosiva! Buckle up!