Nobuo Uematsu: ‘IA na música? Só se for pra fazer barulho!’

Redação
By
2 Min Read

“Nobuo Uematsu: O Mago da Música Que Não Quis Saber da IA!”

Nobuo Uematsu, o mestre por trás das trilhas sonoras que fazem a gente chorar mais que cebola picada, disse que a inteligência artificial não é seu cupido musical. Em uma conversa que mais parecia um bate-papo descontraído, o compositor de Final Fantasy soltou o verbo: “Jamais usei IA e, olha, não pretendo começar. Tem um sabor único em lutar e criar algo do zero, sabe? E quando a gente curte uma canção, não tá pensando apenas no som; tá querendo entender a saga de quem a fez. E a IA? Essa aí não tem nem biografia!”

E como se não bastasse, ele ainda comentou sobre som binaural, aquele que faz a gente sentir que a música tá dançando ao nosso redor. No meio de uma conversa cheia de nostalgia, Uematsu lembrou que já usou essa ideia em Final Fantasy X. “Mas vamos ver até onde os gamers vão querer isso no futuro!”, ele brincou.

Recentemente, ele também revelou que “Fantasian Neo Dimension” foi sua última obra-prima completa para games. Mas calma, não precisa sair por aí chorando! O cara ainda vai estar no comando da trilha sonora da última parte do icônico “Final Fantasy VII Remake” e será o responsável pelo tema principal.

No final das contas, Nobuo Uematsu continua firme e forte, mostrando que, no mundo da música, ainda há muito espaço para o toque humano!

Share This Article