Sem Fone, Sem Cabo: A Nova Moda dos Celulares!
Ah, os bons tempos em que comprávamos um iPhone e, pra nossa alegria, tinha fone na caixa! Era como abrir um presente de Natal: cabos, carregadores e, claro, os EarPods! Mas, em 2020, a Apple decidiu: “Chega de mimos!” Com o lançamento do iPhone 12, a caixa ficou mais pobre que eu no final do mês – só tinha o celular e o cabo.
E, falando do que não tem: dá pra rolar um “cabo de guerra” com esses acessórios de terceiros, mas a Apple, essa artista, sabe que seus produtos são como obras-primas e custam a bagatela de um rim. Para quem não sabe, estudos “tomográficos” mostraram que alguns cabos alternativos podem ser mais perigosos que pegar fila no banco! Medo de hackeamento à vista!
A Indústria do “Cadê Meu Cabo?”
A decisão da Apple, que já foi imitada por outras marcas, deixou os smartphones sem carregador ou fone de ouvido praticamente mais comuns que memes de gato na internet. E, para aumentar o desespero, rumores indicam que, em breve, nem o cabinho USB vai vir nas caixinhas!
Um usuário do Reddit, que provavelmente ficou mais chocado do que ver o preço da gasolina, comprou um Sony Xperia 10 VII e, adivinha? Nenhum carregador e, pasmem, nem cabo! A foto do momento da revelação é digna de um Oscar: a caixa vazia é mais triste que filme de drama.
Sony: Uma Novidade Que Pode Virar Tendência
Os chefões da Sony não deram notícias sobre essa decisão estranha, mas a desculpa do “meio ambiente” tá na moda. Ou seja, como sempre, quem acaba se lascando é o consumidor, que vai ter que comprar tudo à parte. Uma beleza, né?
Na Europa, tentaram dar um “chega pra lá” no lixo eletrônico, estabelecendo o USB-C como padrão. A ideia é que já temos um monte de cabos jogados em casa de dispositivos antigos, mas, convenhamos, seria melhor ter tudo na caixinha e ainda ganhar um desconto se decidíssemos não levar as tralhas.
O Futuro Tão Brilhante Quanto Um Celular Sem Cabo
Enquanto não rolar uma lei proibindo esse negócio de vender celular sem acessórios (que, diga-se, tá dentro da lei se avisar), as marcas vão seguir no seu ritmo. Curiosamente, eles sempre pedem para usarmos acessórios originais. Mas na hora de vender… ah, aí é um “cada um por si e Deus por todos”.
Há uma galera processando a Apple por causa dessa falta (e algumas vezes, até ganharam), mas, como sempre, a empresa faz questão de deixar claro que o carregador não tá ali e evita ser chamada de vilã da história. Agora, só nos resta esperar para ver se a Sony vai criar a nova tendência de não incluir nem cabo. Daqui a pouco, vão lançar o “celular de Schrödinger” – você só saberá se ele tá lá quando abrir a caixa!
E Agora, José? O Que Vem a Seguir?
Se a gente tiver que comprar tudo à parte, vai chegar um momento em que o próprio celular pode ficar de fora. O auge será abrir a caixa e encontrar um cartão de visitas: “Aí, amigo, agora se vira!”
Essa, meus amigos, é a tecnologia!