Famosos em Risco: A Verdade Chocante sobre Demência!

Redação
By
3 Min Read

O cantor Milton Nascimento, aos 82 anos, recebeu um diagnóstico pra lá de complicado: demência por corpos de Lewy (DCL). O filho dele, Augusto, revelou que o mestre da MPB já enfrenta a Doença de Parkinson há três anos e agora se depara com um turbilhão de desafios, tanto na cabeça quanto no corpo.

Augusto contou que, desde que tudo isso começou, as conversas entre eles se transformaram em um jogo de silêncio e confusão. Imagina! O pai ainda tenta se comunicar, mas nem sempre rola. Ele também notou que o entusiasmo por compartilhar as últimas fofocas da vida simplesmente evaporou, e a situação fica ainda mais tensa com a combinação de Parkinson e DCL.

Agora, vale destacar que a demência por corpos de Lewy é a terceira causa mais comum de demência, afetando de 3 a 7 em cada 100 mil pessoas. Essa doença é como um vilão que se instala no cérebro, bagunçando a memória, a atenção e até a coordenação. Comparada ao Alzheimer, a DCL é mais agressiva e traz sintomas variados, como alucinações visuais e mudanças repentina de alerta.

No momento, o que se vê são declínios súbitos na cognição, rigidez e mudanças de humor. E com Milton lidando com Parkinson, a situação só fica mais complicada para médicos e família.

E não é só ele que está nessa luta. Outros nomes conhecidos também enfrentam batalhas parecidas: Bruce Willis, por exemplo, pausou a carreira por conta da afasia e, depois, recebeu o diagnóstico de demência frontotemporal. Maurício Kubrusly, com 80 anos, enfrenta o mesmo tipo de demência e está afastado da TV desde 2019.

Na música, temos o saudoso Robin Williams, cuja autópsia revelou a presença de DCL. E ainda tem o Maguila, que lidou com demência pugilista, além da eterna Vanusa, que passou por um quadro semelhante ao Alzheimer nos seus últimos anos. Até o Tony Bennett, o rei das baladas, enfrentou o Alzheimer, mas não deixou de se apresentar, mesmo com a mente ali, mas nem sempre no lugar certo.

Esses casos chamam atenção para a complexidade dessas doenças e a importância de um suporte adequado, tanto familiar quanto médico.

E agora, a jornada de Milton Nascimento ganha um novo capítulo. Sua história na música é marcante, mas essa fase de enfrentar a demência traz novos desafios que vão muito além das canções. Cuidar, adaptar e encontrar novos jeitos de interagir se tornam as novas melodias dessa sinfonia da vida.

Share This Article