[gpt3] Reescreva a matéria a seguir, utilizando uma linguagem bem humorada. Crie títulos chamativos que atraiam a atenção do leitor, usando expressões populares, sem perder o foco na notícia principal. Mantenha o tom informal, provocativo e acessível, sem comprometer o conteúdo factual. Remova qualquer referência externa ou menção à fonte original, inclusive paragrafos com link para outras materias. Me entregue apenas o texto final sem comentários adicionais. Aqui está a matéria original:
Às vezes, uma decisão inteligente pode mudar toda a sua vida. Um exemplo disso é George Lucas, o famoso diretor de cinema e criador da saga cinematográfica Star Wars, que recentemente foi nomeado pela revista Forbes como a “celebridade mais rica do mundo”, com uma fortuna de cerca de 5,5 bilhões de dólares.
Foi a 6ª vez que o cineasta liderou o ranking das celebridades mais ricas do planeta e, em 2º lugar, acompanhou-o um de seus grandes amigos: o também cineasta Steven Spielberg, com quem criou a saga de aventuras Indiana Jones, com 4,8 bilhões. Junto deles, também fazem parte das celebridades mais ricas da lista da Forbes de 2024 Michael Jordan (3,2 bilhões), Oprah Winfrey 2,8 bilhões), Jay-Z (2,5 bilhões) e Taylor Swift (1,1 bilhão). Em 2025, ele ocupou a 2ª posição na lista.
A grande razão por trás da enorme fortuna de George Lucas é a franquia Star Wars, que não parou de crescer nos últimos 47 anos, tornou-se uma das mais importantes do mundo e rendeu a Lucas muito dinheiro. No entanto, se ele não tivesse tomado uma decisão aparentemente pequena e insignificante quando começou a trabalhar na saga pela primeira vez há quase meio século, as coisas poderiam ser diferentes hoje.
Depois que George Lucas ganhou fama na indústria cinematográfica com sua estreia no cinema em THX 1138 no início dos anos 70, o diretor obteve seu primeiro grande sucesso cinematográfico com Loucuras de Verão em 1973. O filme arrecadou cerca de 140 milhões de dólares com um orçamento de apenas 775 mil e recebeu cinco indicações ao Oscar. Assim, quando ele finalmente conseguiu levar adiante o primeiro filme do que seria seu grande legado ao mundo do cinema, os estúdios já tinham mais confiança nele.
No entanto, isso não impediu que vários produtores rejeitassem a aposta cara que representava levar adiante o filme de ficção científica Star Wars. Felizmente, Lucas encontrou um aliado em Alan Ladd Jr., que o ajudou a vender o filme para a 20th Century Fox. Ladd Jr. conseguiu para Lucas um acordo com o estúdio e um orçamento de 11 milhões de dólares, uma quantia incrível na época.
Ao mesmo tempo, Lucas recebeu uma oferta de 500 mil dólares como diretor, o que era aproximadamente o triplo do salário que ele havia recebido por Loucuras de Verão. No entanto, Lucas sugeriu um acordo diferente ao estúdio: em troca de manter seu salário anterior, ele ficaria com todos os direitos sobre todos os produtos de merchandising do filme, bem como os direitos de todas as possíveis sequências de Star Wars.
Naquele momento, o que Lucas propunha era um sucesso para o estúdio, que, por um lado, não tinha grande experiência com merchandising e, por outro, também não estava especialmente convencido do potencial da franquia do filme e considerava irrelevantes as exigências de Lucas quanto aos direitos da sequência.
Uma decisão de 775 milhões de dólares
No entanto, George Lucas acabou tendo razão. Star Wars não só se tornou um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos em 1977, como também arrecadou cerca de 775 milhões de dólares até hoje. Entre 1977 e 1978, foram ganhos cerca de 100 milhões de dólares com a venda de brinquedos e, atualmente, espera-se que as receitas apenas com merchandising de Star Wars ascendam a mais de 18 bilhões de dólares.
Além disso, os 5 filmes seguintes da série Star Wars arrecadaram mais 3,5 bilhões em bilheteria, além de bilhões em receitas com vendas de DVDs e VHS, video games, livros e outros produtos da franquia. Tudo isso, de acordo com números do The Hollywood Reporter, elevou a fortuna pessoal de George Lucas para cerca de 3,2 bilhões em 2012, quando ele tomou outra decisão financeira muito inteligente: vender toda a franquia, incluindo sua produtora Lucasfilm, para a Disney por cerca de 4 bilhões de dólares.
A Disney pagou a George Lucas cerca de 2,21 bilhões e recebeu 37 milhões de ações adicionais no estúdio, o que lhe rendeu dividendos anuais. De acordo com a Forbes, o patrimônio líquido de Lucas hoje gira em torno de 5,5 bilhões de dólares. Se o cineasta não tivesse garantido os direitos de merchandising e a sequência de Star Wars naquela época, essa fortuna provavelmente seria apenas uma fração do que é hoje.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!
[/gpt3]