Desafiando o Capacitismo: Riso que Impacta!

Redação
By
3 Min Read

Chegou a hora de dar risada e, de quebra, quebrar alguns preconceitos! O especial “Falas de Acesso” da TV Globo promete fazer isso com muito bom humor, e a dupla de comando é nada menos que as influenciadoras e comediantes Pequena Lo e Tata Mendonça. Elas vão levar para o palco piadas, críticas e provocações sobre as situações do dia a dia enfrentadas por pessoas com deficiência. Afinal, quem disse que não dá para falar de coisas importantes de forma leve e divertida?

A ideia é expor aquelas expressões e atitudes que parecem normais, mas fazem um belo estrago na inclusão. Pequena Lo garante que a comédia é o jeito mais fácil de fazer a galera refletir. “O humor ajuda na conversa. A gente é artista também, só que precisamos de mais visibilidade”, afirma. E Tata não deixa por menos: “Estamos aqui para ocupar todos os espaços que merecemos!”

E tem mais! O elenco é praticamente uma constelação de talentos com deficiência, mostrando que a diversidade é o verdadeiro brilho. Temos o comediante Vini Santos (@ovini.santos), a escritora Amanda Soares (@pcdperigosa) e o ator Gigante Leo (@giganteleo) prontos para compartilhar suas experiências de vida e pouco a pouco transformar a comédia em reflexão.

A roteirista Veronica Debom comenta que, mesmo com todo o humor rolando, a acessibilidade é assunto central. “Falar disso de forma leve ajuda a derrubar estigmas. O que realmente falta para a comunidade PCD é empatia e, claro, acessibilidade!”, diz. As histórias trazidas por cada personagem são únicas, mas se entrelaçam para mostrar que, no fim das contas, todos enfrentamos desafios juntos.

Agora, não podemos esquecer do chefe da nave, o diretor Matheus Malafaia, que está a fim de provocar não apenas risadas, mas também debates quentes. Ele quer que a gente olhe com uma lente de aumento para como a sociedade lida com a deficiência e como podemos moldar um mundo que seja acessível para todos. “O foco não é só quebrar tabus, mas também reparar mal-entendidos sobre as pessoas com deficiência”, explica.

Setembro, mês de luta pela inclusão, é o palco ideal para esse show de reflexão! Para Pequena Lo, tudo começa com respeito: “Incluir é, antes de tudo, aprender a respeitar”. E Tata Mendonça reforça: “Esse programa é a força que esse tema sempre mereceu.” Então, fiquem ligados e preparem-se para rir e, quem sabe, mudar a forma de ver o mundo!

Share This Article