Congresso Chama os Chefs de Cozinha Digital: Será Que Vão Firmar o Cartão de Visita?
Preparem os tambores, porque a Câmara dos Representantes dos EUA decidiu que é hora de colocar os chefs da internet na mesa de discussões! E não é por causa de uma receita nova, mas sim por uma tragédia que deixou todo mundo de cabelo em pé.
O Que Aconteceu?
Charlie Kirk, um aliado do presidente Trump, foi tragicamente assassinado a tiros em uma universidade em Utah. O tal do Tyler Robinson, que tem 22 aninhos e uma mente bem “distante”, parece ter feito um desabafo no Discord que não precisava de musical de fundo. O cara mandou mensagens para os amigos dizendo que se sentia mal pelo que fez, logo antes de ser preso.
A Fila para o Palanque: CEOs em Ação!
Se achou que ia ter festa de peixada, se enganou! O Congresso está convocando os magnatas de grandes plataformas como Discord, Steam, Twitch e Reddit para um verdadeiro “cara a cara” e nada de enrolação. O presidente do Comitê de Supervisão e Reforma Governamental, o senhor Comer, já disse que está de olho na radicalização que rola nesses foros online e que os chefes precisam dar satisfação.
Os convites foram enviados e agora é aguardar para ver se eles vão empurrar a responsabilidade debaixo do tapete ou assumir a bronca.
Já Tem Resposta?
Gabe Newell, o manda-chuva da Valve, e sua turma vão fazer a lição de casa e entregar um depoimento por escrito antes do grande evento. Ele também terá cinco minutinhos para desabafar antes de enfrentar as perguntas que vão deixar até o mais calmo dos CEO um pouco nervoso.
O Discord, que já tá de olho na conversa, mandou avisar que está super a fim de dialogar sobre a situação, enquanto o Reddit garante que não encontrou nada de suspeito em relação ao Robinson. Eles estão parecendo os vigilantes da paz na internet, só que com uma política contra o ódio. A gente espera que seja tudo isso mesmo!
E as Outros Exemplos de Tapa na Cara da Sociedade?
Ah, e não podemos esquecer do senador Mark Warner, que já está no arrasta-pé de pedir que seja feita uma limpeza no Steam, onde, segundo ele, tem um bocado de conteúdo que faria os pais de muita gente puxarem os cabelos. Ele quer que a Valve coloque ordem na casa, ou seja, um pente-fino para espantar o conteúdo de ódio.
No final das contas, tudo isso só mostra que a internet pode ser um lugar tanto maravilhoso quanto problemático. Vamos todos ficar de olho para ver o que vai dar esse “show de talentos” no Congresso!