Paraguai em Alta: A Rota Bioceânica Vai Transformar o País num Gigante Logístico!
O Paraguai está com tudo! O país sem mar investe pesado na construção da Rota Bioceânica, um projeto audacioso que promete conectar os oceanos Atlântico e Pacífico. Uma chance de ouro para o Paraguai se firmar como o principal centro logístico da América do Sul e não ficar à mercê dos vizinhos!
Abertura de Novos Caminhos para o Comércio
Atualmente, a única forma de acesso ao Paraguai pela rota é de balsa, cruzando o rio Paraguai e ligando o Brasil à Carmelo Peralta, a primeira cidade paraguaia na fronteira. Imagina só, uma cidadezinha com menos de 5 mil habitantes abrindo as portas para um futuro brilhante!
Menonitas no Comando: A Revolução Agronegócio
E o que isso significa para a comunidade menonita, que já deixou sua marca há um século? A Cooperativa Chortitzer, em Loma Plata, não para: são mais de 500 milhões de dólares em movimentações anuais no agronegócio! O presidente do Bancop, Gustavo Sawatzky, não esconde a animação: “Essa rota vai encurtar distâncias e aumentar nossa competitividade. O custo do frete é o que pesa no bolso e agora, finalmente, isso vai mudar!”
Obras a Todo Vapor: O Futuro Está Chegando!
As obras já estão a todo vapor e em Mariscal Estigarríbia são 200 quilômetros de estrada de terra guiando o progresso até a fronteira com a Argentina! A expectativa é que o segmento paraguaio seja concluído em 2026. Enquanto isso, o crescimento econômico tá dando um show: 4,2% de aumento do PIB em 2024? É isso mesmo! Um resultado de dar inveja aos nossos vizinhos!
Arnold Wiens, ex-ministro de Obras Públicas, ressalta que o projeto vai conectar o que antes estava isolado: “O Paraguai está integrando território. 61% do nosso país não tinha boas ligações com os vizinhos”.
Enquanto isso, o governo atual faz o quê? Silêncio! É hora de acordar e ver que o Paraguai tá pronto para brilhar! 🚀