Desvendando Gotham: A Ordem Maluca para Jogar Batman Arkham!

Redação
By
14 Min Read

[gpt3] Reescreva a matéria a seguir, utilizando uma linguagem bem humorada. Crie títulos chamativos que atraiam a atenção do leitor, usando expressões populares, sem perder o foco na notícia principal. Mantenha o tom informal, provocativo e acessível, sem comprometer o conteúdo factual. Remova qualquer referência externa ou menção à fonte original, inclusive paragrafos com link para outras materias. Me entregue apenas o texto final sem comentários adicionais. Aqui está a matéria original:

Os jogos Batman: Arkham são considerados alguns dos melhores jogos inspirados em quadrinhos já criados. Com a série Arkham, a Rocksteady Studios combinou um combate fluido, dublagens de alto nível e uma interpretação inspirada de Gotham City para criar uma aclamada coleção de jogos de ação e aventura ambientados no universo do Caveleiro das Trevas..

Com uma nova adição em RV à série Arkham lançada no ano passado, algumas pessoas podem estar interessadas em jogar (ou jogar novamente) os melhores jogos do Batman. Reunimos abaixo uma lista completa de todos os jogos que já foram lançados, bem como todas as novidades sobre os futuros.

Quantos jogos Batman Arkham existem?

No total, existem 10 jogos no Batman Arkhamverso. No entanto, apenas 8 são jogáveis atualmente — 2 jogos para celular foram encerrados/removidos das lojas de aplicativos.

Existem algumas maneiras diferentes de começar a jogar a série Batman Arkham como novato: acompanhar a história cronológicamente ou por data de lançamento.

Jogos Batman Arkham em ordem cronológica

Abaixo, trazemos as duas maneiras de abordar os jogos Batman: Arkham. Pensando nos novatos da série, as sinopses contêm apenas spoilers leves, como pontos gerais da trama e apresentações dos personagens.

1. Batman: Arkham Origins

O primeiro jogo na ordem cronológica da história é Batman: Arkham Origins, de 2013. Passado na véspera de Natal em uma Gotham coberta de neve, Origins apresenta um Batman menos experiente que se vê com uma recompensa de 50 milhões de dólares pela sua cabeça, atraindo a atenção dos melhores criminosos de Gotham, como o Coringa, Máscara Negra, Pinguim, entre outros. O final sugere a reabertura do Asilo Arkham, preparando os eventos futuros do jogo da Rocksteady com o mesmo nome.

Origins conta com Roger Craig Smith como Batman e Troy Baker como o Coringa, substituindo a dupla de superestrelas regulares de Arkham, os atores Kevin Conroy e Mark Hamill. Enquanto o Arkhamverso foi criado pela Rocksteady Studios, Origins foi desenvolvido pela WB Montreal, o estúdio por trás de Gotham Knights.

Uma versão móvel de Arkham Origins também foi lançada. Embora seja muito diferente da versão para console — é um jogo de luta desenvolvido pelo estúdio Mortal Kombat NeatherRealm —, e segue a mesma narrativa.

2. Batman: Arkham Origins Blackgate

Batman: Arkham Origins Blackgate se passa três meses após os eventos de Origins. Ao contrário das aventuras em terceira pessoa que compõem os jogos principais da série Arkham, Blackgate é um jogo side-scroller 2.5D desenvolvido pela Armature Studio (Resident Evil 4 VR).

Em Blackgate, Batman investiga a prisão que dá nome ao jogo, onde uma explosão libertou os seus reclusos. Na pele do Cavaleiro das Trevas, o jogador explora três áreas principais, cada uma controlada por um dos vilões mais notórios de Gotham: o Pinguim, a Máscara Negra e o Coringa.

Roger Craig Smith e Troy Baker voltam a interpretar Batman e o Coringa.

3. Batman: Arkham Shadow

Batman: Arkham Shadow é o segundo jogo de realidade virtual ambientado no universo Arkham. O jogo se passa principalmente na Penitenciária de Blackgate, entre Origins/Origins Blackgate e Arkham Asylum — mais precisamente em 4 de julho, sete meses após os eventos de Origins, que se passam no Natal (e, portanto, quatro meses após Blackgate).

Roger Craig Smith mais uma vez dá voz a versão mais jovem do Batman, que enfrenta um novo vilão misterioso conhecido como The Rat King. Outros personagens clássicos de Gotham em Shadow incluem Jim Gordon, os doutores Harlene Quinzel (Arlequina) e Jonathan Crane (Espantalho), Arnold Wesker e Barbra Gordon.

Shadow é o primeiro jogo do Arkhamverso desenvolvido pela Camouflaj, o estúdio por trás de Iron Man VR, da Marvel. Atualmente, ele pode ser jogado em qualquer um dos modernos headsets Meta Quest.

4. Batman: Arkham Underworld

Batman: Arkham Underworld é um jogo para celular que coloca o jogador na pele do mais novo gênio do crime de Gotham, permitindo que você comande vilões do Batman, como Arlequina, Charada, Senhor Frio, entre outros. É um recrutador de gangues de Gotham gratuito, no qual você constrói um esconderijo criminoso, recruta capangas e entra em batalha. Kevin Conroy reprisou seu papel como Batman após a trilogia principal de Arkham.

Arkham Underworld se passa algum tempo antes de Arkham Asylum, embora tenha pouca importância para a narrativa geral do Arkhamverso — o que é uma sorte, considerando que não está mais disponível para download. Arkham Underworld foi encerrado em 2017, apenas um ano após seu lançamento.

Bonus: Batman: Assault on Arkham

Batman: Assault on Arkham é um filme de animação ambientado no Arkhamverso, cerca de dois anos antes de Arkham Asylum. Aqueles que estão interessados apenas nos jogos podem pular o filme sem grande perda, mas aqueles que estão interessados na narrativa completa do Arkhamverso devem conferir

Assim como Arkham Underworld, Assault destaca os adversários do Batman, acompanhando Harley, Coringa, Charada e outros enquanto eles se infiltram no Arkham Asylum, libertando muitos de seus presos mais notórios.

Kevin Conroy mais uma vez dublou o Batman, enquanto Troy Baker dublou o Coringa. Giancarlo Esposito (The Mandalorian, Breaking Bad) emprestou sua voz ao Black Spider (Aranha Negra).

5. Batman: Arkham Asylum

O primeiro jogo do Batman da Rocksteady e título que deu origem à franquia, Batman: Arkham Asylum apresenta a versão do Cavaleiro das Trevas (dublado por Kevin Conroy) do universo Arkham. É o quarto jogo na cronologia, mas o primeiro a ser lançado, em 2009. O Coringa de Mark Hamill é o vilão principal, embora o elenco de personagens também inclua Arlequina, Hera Venenosa e outros.

Com a ajuda de Arlequina, o Coringa se infiltra no manicômio para obter um soro de superforça chamado Titan. O Príncipe Palhaço colocou bombas espalhadas por Gotham City, ameaçando detoná-las caso alguém viesse em auxílio do Batman, deixando nosso herói sozinho para lidar com os fugitivos do manicômio.

A história de Arkham foi escrita por Paul Dini, cuja longa trajetória na franquia inclui muitos créditos como roteirista em Batman: A Série Animada e Batman do Futuro.

6. Batman: Arkham City Lockdown

Lançado logo após Arkham City, Batman: Arkham City Lockdown é um jogo de luta que se passa entre os eventos de Asylum e City. É o primeiro jogo Arkham para dispositivos móveis a ser lançado e o segundo desenvolvido pela NeatherRealm (o outro é o já mencionado jogo Arkham Origins para dispositivos móveis).

Narrativamente, Arkham City Lockdown apresenta muitos personagens clássicos de Arkham, incluindo o Coringa (dublado por Mark Hamill), Harley Quinn, Pinguim, Hera Venenosa, Robin e, claro, Batman (dublado por Kevin Conroy). A história gira em torno de mais uma fuga da prisão que Batman deve resolver.

7. Batman: Arkham City

O segundo jogo da série desenvolvido Rocksteady e título mais aclamado de toda a franquia, Batman: Arkham City se passa um ano e meio após Arkham Asylum. Após os eventos de Asylum. Na história do jogo, o prefeito Quincy Sharp inaugura Arkham City, uma área isolada de Gotham City destinada a abrigar criminosos. Em Arkham City, Batman navega por essa área sem lei enquanto trabalha para frustrar o plano maligno e aparentemente orquestrado por Hugo Strange.

Batman também precisa lidar com uma ameaça separada do Coringa, que está lidando com os efeitos colaterais do soro Titan que tomou durante os eventos de Asylum.

A história de Arkham City, assim como a de Asylum, foi escrita por Paul Dini.

8. Batman: Arkham VR

O único jogo de realidade virtual da série, Batman: Arkham VR se passa pouco antes dos eventos de Arkham Knight. É um jogo narrativo focado no trabalho de detetive, enquanto Batman tenta resolver o assassinato de um aliado próximo.

O elenco coadjuvante inclui Robin, Nightwing, Alfred Pennyworth, Pinguim, Crocodilo Assassino e Coringa. Arkham VR é estrelado por Conroy e Hamill como Batman e Coringa.

9. Batman: Arkham Knight

Conclusão da trilogia de jogos principais do Batman da Rocksteady, Batman: Arkham Knight eleva as apostas com a maior versão de Gotham da série, seu elenco de personagens mais variado e a introdução de um Batmóvel totalmente jogável.

Arkham Knight se passa na noite de Halloween, provavelmente menos de um ano após os eventos de City. O Espantalho (dublado por John Noble, de O Senhor dos Anéis) está ameaçando Gotham City com sua toxina do medo, enquanto uma nova ameaça surge no misterioso Arkham Knight. Batman, ao mesmo tempo, está lidando com um tormento interno como efeito dos jogos anteriores.

Todas as três histórias são concluídas ao final da campanha de aproximadamente 16 horas de Arkham Knight, embora seja necessário atingir 100% de conclusão para ver o verdadeiro final do jogo.

Além do Espantalho e do Arkham Knight, o elenco coadjuvante inclui nomes como Arlequina, Pinguim, Charada e Robin, entre outros.

10. Suicide Squad: Kill the Justice League

O mais recente jogo da Rocksteady nos afasta do Batman e de Gotham, mas é oficialmente “uma continuação do Arkhamverso”, de acordo com a desenvolvedora. A Rocksteady prometeu que “muitas das tramas e histórias (dos jogos Arkham anteriores) serão concluídas”. O jogo se passa cerca de 5 anos após os eventos de Arkham Knight.

Kill the Justice League muda o foco para a Task Force X, enquanto os jogadores exploram Metropolis.

Como jogar os jogos Batman Arkham por data de lançamento

  • Batman: Arkham Asylum (2009)
  • Batman: Arkham City (2011)
  • Batman: Arkham City Lockdown (2011)
  • Batman: Arkham Origins (2013)
  • Batman: Arkham Origins Blackgate (2013)
  • Batman: Assault on Arkham (2014)*
  • Batman: Arkham Knight (2015)
  • Batman: Arkham Underworld (2016)
  • Batman: Arkham VR (2016)
  • Suicide Squad: Kill the Justice League (2024)
  • Batman: Arkham Shadow (2024)

*Filme animado

O que vem por aí na série Arkham?

Atualmente, não há jogos Batman Arkham em desenvolvimento. No entanto, de acordo com uma reportagem da Bloomberg, a Rocksteady “pretende voltar a Batman para um jogo single-player”. Seria o primeiro jogo principal da série Batman do estúdio desde Arkham Knight, em 2015.

Embora não haja nenhuma notícia promissora para esta série, pelo menos um novo jogo do Batman foi anunciado. LEGO Batman: Legacy of the Dark Knight foi revelado na gamescom 2025 e será um jogo do Batman em mundo aberto ambientado em Gotham. Ainda não há uma data de lançamento definida, mas as reações iniciais foram muito positivas. Também no universo LEGO, um novo conjunto inspirado Arkham Asylum foi lançado em setembro de 2025.


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!

[/gpt3]

Share This Article