BC da Rússia Surpreende ao Cortar Juros: O que Isso Realmente Significa para a Economia Global?

Redação
By
2 Min Read

Juros nas Nuvens: Banco Central da Rússia Vira o Jogo com Corte Surpreendente!

Em um movimento audacioso, o Banco Central da Rússia solta os cachorros e corta a taxa de juros em 100 pontos-base, agora a 17%! Mas calma, não se empolgue ainda! O governo alerta que vai manter as rédeas apertadas até a inflação dar uma trégua e voltar à meta em 2026!

É o terceiro corte consecutivo desde que a flexibilização monetária começou a sua dança em junho, e parece que a inflação não quer saber de parar. De acordo com os chefões do BC, enquanto o núcleo da inflação desacelera levemente, os preços médios dão uma aceleradinha entre julho e agosto. E quando eles dizem que medidas de inflação continuam acima de 4% em termos anualizados, é pra deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha!

Mais drama: os próximos passos da instituição vão depender da sustentabilidade do tão desejado processo de desinflação, que está mais incerto que político em época de eleição. As promessas são de que a inflação caia entre 6% e 7% este ano, mas só Deus sabe se esse tal retorno à meta de 4% vai acontecer em 2026.

O BC está com a sensação de que a economia está se equilibrando – e os empréstimos andam a mil, mas os riscos de alta da inflação não dão trégua. Entre os vilões estão: crescimento econômico, comércio exterior cambaleante e tensões geopolíticas. Ah, e não vamos esquecer da falta de apertos fiscais!

E a cereja do bolo? Após o anúncio bombástico, o rublo reagiu como uma fera e começou a se valorizar contra o dólar. Apenas às 7h50 da manhã, o dólar caiu para 84,1150 rublos! A próxima reunião do BC vai ser um espetáculo em 24 de outubro de 2025, então pega a pipoca e fique de olho nesse drama financeiro!

Share This Article