DECRETO DO PLÁSTICO: O LULA MANDOU! VEJA O QUE VEM AÍ!
Vice-presidente Alckmin Acha Que Vai Salvar o Mundo da Poluição com Novo Decreto!
Prepare-se! O governo federal, sob as ordens do sempre polêmico Lula, está prestes a lançar um decreto que promete revolucionar a reciclagem de plástico no Brasil! Nessa quinta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin, em um evento recheado de promessas, anunciou que 10 caminhões serão entregues a cooperativas de reciclagem. Mas será que é só para fazer bonito ou vai ter ação de verdade?
“Olha, o presidente Lula vai assinar isso, e é nossa chance de dar um gás na economia circular! As indústrias que jogam plástico na rua vão ter que dar o troco e mostrar que conseguem pegar tudo de volta”, disse Alckmin, quase em um tom de super-herói. Mas será que estamos prontos para acreditar em mais promessas?
PLÁSTICO É O FUTURO, DIZ O GOVERNO. MAS E A REALIDADE?
De acordo com a ficha técnica do decreto, vai ser obrigatório que as empresas mostrem serviço e coletam a sujeira que elas mesmas colocam no mercado. Segundo Alckmin, o objetivo é valorizar o plástico e dar um empurrãozinho nas cooperativas. Ok, mas será que esse “empurrãozinho” realmente vai funcionar no papel?
Em abril, o governo tentou se mostrar correto ao regular a proibição de importação de resíduos sólidos. Mas agora, o que se vê é uma nova batalha pela preferência dos resíduos nacionais. O discurso é bonito, mas enfrentamos uma realidade dura e cheia de buracos.
Os catadores de materiais recicláveis, que estão no front da batalha contra a poluição, estão esperando por ações concretas, não apenas discursos floridos! É hora de fiel do muro! Afinal, enquanto as promessas rolam, a sujeira continua se acumulando.
AGORA É AGUARDAR: SERÁ QUE O DECRETO DO PLÁSTICO VAI SER A SALVAÇÃO OU SÓ MAIS UMA ENROLAÇÃO?
Só o tempo dirá se os discursos vão se concretizar em mudança de verdade ou se tudo não passará de mais um estardalhaço! Enquanto isso, a população continua esperando o transtorno do lixo ser resolvido de uma vez por todas!