Indie em Fúria: Criador Lança Dossiê Explosivo de Fracasso e Publisher Responde com Popcorn!

Redação
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Quando o Jogo é Bom, Mas o Acerto é Ruim: A Saga de Alex Mochi!

Ah, a indústria dos games! Um terreno onde a fama pode vir como um foguete, mas a falência pode dar uma rasteira mais rápido que você diz “game over”. E quem sabe disso na pele é Alex Mochi, o gênio criador do famoso jogo Rise of Industry e que, claro, não ia deixar barato a treta que rolou com a Kasedo Games, sua publisher.

Caiu na Rede é Peixe! Mas Não Pra Todo Mundo…

Em uma transmissão que mais parecia um desabafo no sofá de casa, o cara reclamou que, mesmo tendo faturado 4 milhões de euros (sim, você leu certo! Isso dá pra comprar muitas coisas legais, incluindo um carro ou dois), o que sobrou no bolso ficou mais rente do que cabelo de careca. “Depois de um sucesso estrondoso, três anos depois, eu estava falido, hospitalizado e vendendo o que sobrou do meu sonho por apenas 5 mil dólares”, disparou Alex, com a sinceridade de quem já tomou uns bons banhos frios na vida.

E o que Aconteceu com o Dinheiro?

Mochi explicou que a receita estava mais cheia de buracos do que queijo suíço! Com comissões de 30% da Steam (sim, essa maquininha que adora morder), reembolsos e um contrato com a Kasedo que poderia ter sido redigido por um monstro das vendas, a grana foi embora mais rápido que uma pizza em uma festa de videogame.

O jogo começou a bombar em 2015, com uma ajudinha dos amigos do Reddit, e rapidamente vendeu mais de 350.000 cópias. Mas, como um balão furado, o ar foi saindo e a grana ficou escassa. “Por um tempo, parecia que éramos os reis do pedaço”, lamentou ele.

Kasedo na Defesa: “Isso é tudo uma Grande Confusão!”

E como toda boa história de confusão, Kasedo Games entrou na dança dizendo que Alex estava apenas jogando informações seleta no ventilador. Eles afirmam que o tal faturamento de 4 milhões não era bem isso; depois de tirar impostos e dividir o pedaço do bolo, a receita líquida era bem menor, tipo uns 2,27 milhões de euros.

Mochi e seu estúdio teriam recebido “só” 60% disso, ou seja, cerca de 1,36 milhão de euros (que ainda dá pra fazer uma festinha). Kasedo ainda disse que usou parte da grana para caprichar na divulgação do jogo, numa força-tarefa digna de Hollywood.

A Venda que Virou Drama!

Para completar a novela, a Kasedo quebrou o silêncio sobre a mágica venda do jogo por 5 mil dólares. Eles disseram que o valor era “enganoso” e que o montante total da negociação era muito maior, com royalties e vendas antecipadas que chegavam a 45000 dólares. Mochi, por sua vez, admitiu que ele mesmo puxou o assunto da venda várias vezes, e, quem diria, a Kasedo tinha até recusado a oferta inicialmente!

Fazendo as Pazes com a Praga do Passado

No final das contas, Mochi teve um momento de autocrítica e se desculpou pelas suas decisões. “Sim, Kalypso/Kasedo influenciaram, mas eu também tive meus deslizes, como quem esquece o estoque de energia do videogame em vez da hora do tutorial”, afirmou, querendo ajudar outros desenvolvedores a não caírem no mesmo buraco.

E assim, meu amigo, fica a lição: em um mundo de jogos, é como na vida: nem sempre o chefe final é o maior desafio. Às vezes, o verdadeiro desafio é fazer boas escolhas!

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