Samuel (Juan Paiva) está prestes a viver um verdadeiro drama nas telinhas de “Dona de Mim”. Nossa querida avó Rosa (Suely Franco) não está lá nas melhores condições, e isso tá deixando o moço numa sinuca de bico. Ele precisa de um atestado médico para se tornar o curador legal da avó e evitar que o malvado do Jaques (Marcello Novaes) coloque as garras na empresa da família. As emoções vão começar a rolar a partir do dia 6 de setembro!
A confusão começa quando Samuel vai buscar Rosa para uma consulta e a encontra ali, parada, olhando pela janela como se estivesse esperando o trem de 1960! Ela, confusa, manda a real: “Você está atrasado! Agora não vai dar tempo!”, como se o tempo fosse o inimigo. O neto tenta sossegar a matriarca, mas a velha senhora está convencida de que está frente a seu falecido marido. E, olha a resposta dela! “Sinceramente, Josef! Todo dia esse horário!” O pobre Samuel só queria fazer uma boa ação e já ganha um “Não sou seu vovô” na cara.
E pra apimentar a situação, Rosa perde a cabeça e joga algo em Samuel, gritando que ele é um mentiroso. Além disso, ao olhar no espelho, se vê na década de 60 e fica em choque. Enquanto isso, Samuel dá uma desculpa e sai rapidinho do quarto para não atrapalhar o clima da avó.
Eis que entra Filipa (Cláudia Abreu) em cena, que logo tenta salvar o dia. Rosa quase reconhece a amiga, mas confunde tudo: “Quem é você?”, pergunta Samuel. A avó, bem confusa, dispara: “Não tenho neto! Como você entrou na minha casa?”. O drama! Filipa então entra na onda e diz que Samuel é um amigo dela, fazendo um teatro pra evitar que Jaques fique por ali.
Filipa manda o tal do Jaques de volta pra fábrica e consegue uma brecha pra ficar com Rosa. A situação aparentemente se acalma, mas quando Filipa sugere uma brincadeira de improviso, Rosa volta a ter clareza: “Mas agora eu tenho médico, não é, Samuel?”, dá uma de esperta!
Ele responde aliviado que sim, mas já era: Rosa fica decepcionada ao saber que a consulta já passou. Para quebrar o clima tenso, Filipa entra com uma piadinha: “Nada. Perto de mim, você é fichinha!”. E, mesmo num dia complicado, as duas acabam rindo juntas, mas Rosa não consegue se livrar da preocupação com a saúde. Afinal, ser matriarca não é tarefa fácil!