“Governo na Pista Errada: Regulamentação do Transporte Rodoviário Não Sai do Lugar!”
Um Ano de Promessas e Fracassos! O que foi feito?
Chegou o fabuloso marco regulatório do transporte rodoviário interestadual e, claro, a festa prometia infraestrutura e concorrência! Mas, um ano depois, a única coisa que temos é um milagre de Natal… que nunca chegou! A ANTT, a famosa Agência Nacional de Transportes Terrestres, garantiu que a nova norma traria segurança e qualidade. Spoiler: não trouxe nada disso!
Concorrência? Cadê Você?
Enquanto os motoristas esperam melhorias, a verdade é que a concorrência está mais sumida que agulha em palheiro. De agosto de 2024 até agora, o número de empresas autorizadas a operar subiu de 186 para… pasmem… 190! Quatro empresas em um ano! Isso mesmo, você leu certo! E as regiões esquecidas do Brasil, as chamadas “desertos de linhas”, continuam pelo mesmo caminho – abandonadas.
Conversinha e Resultados no Papel
A ANTT quer acabar com o monopólio e promover uma competição saudável, mas o avanço é tão tímido que só pode ser considerado uma canja para comer só para não passar fome. Um aumento irrisório de 4,88% no número de mercados atendidos é o que temos para hoje! Querem comemorar? Para quê!
Mas Calma, Diga um Olá às Janelas Regulatórias!
E não se preocupe, o governo diz que aumentou em 25% a “janela extraordinária”, onde empresas podem solicitar autorizações. Bonito, não? Parece mais uma jogada para tapar o sol com a peneira, porque com uma escassez de recursos e muita burocracia, as empresas novas continuam sonhando com um lugar ao sol.
Mudanças que Mudaram o Que Mesmo?
Desde 2014, as promessas de regulamentação têm iludido motoristas e passageiros. A ANTT prometeu um transporte rodoviário melhor, mas tudo o que conseguimos foram promessas vazias e normas que apenas atrapalham a entrada de novas empresas. A velha guarda continua reinando!
Consultores em Fúria!
E as especialistas no setor têm falado. Para Priscila Zanetti, tudo isso é um verdadeiro jogo de cartas marcadas, restringindo quem pode entrar e garantindo a cadeira na mesa para os mesmos de sempre. Poucas empresas, altos preços e serviços ruins. Esse monopólio não vai levar a lugar nenhum, e quem paga o pato é o pobre do passageiro!
Um Novo Marco e Velhos Problemas?
Letícia Pineschi, uma empresária do ramo, alega que o novo marco traz segurança jurídica. Mas qual segurança? Para quem? Enquanto algumas empresas tentam se adaptar, o resto da população ainda enfrenta as tarifas nas alturas e qualidade baixíssima.
O Que a Gente Quer? A Verdadeira Mudança!
O povo quer um transporte digno, que funcione e não apenas promessas vazias ou mudanças que não mudam nada. Se o governo não abrir os olhos, vamos continuar presos numa roda gigante de fracassos! É hora de cobrar a verdadeira transformação que esse setor tanto precisa!