CHAMADA PARA O CAOS: ANATEL REVOGA IDENTIFICAÇÃO DE TELEMARKETING E A POPULAÇÃO FICA À MERCÊ!
O que foi isso? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de soltar uma bomba! A obrigatoriedade do prefixo 0303, a única salvação dos consumidores contra as temidas ligações de telemarketing, foi revogada para quem faz menos de 500 mil ligações por mês! Isso mesmo, menos de 500 mil! Antes, a regra valia para quem faturava 10 mil chamadas diárias, cerca de 300 mil por mês. Uma verdadeira porta aberta para o descaso!
E aí, o que a Anatel diz? Que vai monitorar os grandões, aqueles que realmente mandam na farra das ligações em massa! Mas será que essa mudança vai mesmo acabar com os abusos? Ou é só mais uma promessa vazia desse governo que não se decide?
O FIM DA PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR: UM RETROCESSO INACEITÁVEL!
A decisão, aprovada sem dó nem piedade na última quinta-feira, 7, tem como intenção “impedir práticas abusivas”. Mas vamos falar a real: você acha que os gigantes das telecomunicações vão parar por aí? É claro que não! O que devemos temer aqui é o que vem por aí – um festival de chamadas indesejadas que vai deixar qualquer um de cabelo em pé!
Vicente Bandeira de Aquino, o conselheiro que coordenou o processo, afirma que as queixas surgiram após um ato de 2024 que tentava ampliar a lista de empresas obrigadas a usar o 0303. E agora? A Anatel promete um plano de ação para rastrear e proteger o consumidor, mas quem acredita? O tempo dirá se mais uma vez as promessas vão se transformar em conversa fiada!
VIGILÂNCIA OU ILUSÃO? TEMPO DIRÁ SE É SÓ ‘FUMAÇA’!
O prazo dado para que essa autenticação com o prefixo 0303 se torne uma realidade é de três anos. Se a Anatel realmente levar isso a sério, teremos um futuro mais seguro! Mas se o histórico desse governo continuar, logo estaremos novamente à mercê de telefonemas insuportáveis!
O que fica claro é que, quando se trata de proteger o consumidor, o governo atual não está exatamente jogando limpo. Se a Anatel quiser ser realmente eficaz, terá que parar de fazer papel de avestruz e agir de acordo com a urgência da situação! A luta continua, e nós, consumidores, devemos ficar de olho aberto!