Na última segunda-feira, dia 4 de agosto, a pré-estreia de “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” fez a Estação Net Gávea bombar! E adivinha quem foi o centro das atenções? A jovem atriz Clara Buarque, que não deixou de mostrar seu amor e apoio à avó, a icônica Marieta Severo, que brilha como a intensa Carlota no filme. Preparem os lencinhos, porque a cumplicidade entre elas foi de emocionar até o mais durão dos espectadores!
Além das duas, a noite foi um desfile de estrelas! Marco Nanini e Marcos Palmeira (Dom João e Dom Pedro I, respectivamente) também marcaram presença e aproveitaram a sessão especial. O evento ainda contou com o glamour de nomes como Wanessa Camargo, Claudia Alencar, Beth Goulart, Ludmila Dayer, Othon Bastos e Augusto Madeira, entre outros que participaram do elenco original.
E olha que a comemoração não foi à toa; o filme completa 30 anos e volta aos cinemas em uma versão remasterizada a partir do dia 14 de agosto! É festa em dose dupla!
### Clássico da Retomada em Grande Estilo!
Dirigido pela talentosa Carla Camurati, “Carlota Joaquina” deu início à famosa “Retomada do Cinema Brasileiro” nos anos 90. A trama segue a jovem Carlota, que aos dez anos se vê prometida ao príncipe João de Portugal. Como o sonho de qualquer princesa, né? Mas a realidade da corte é bem diferente das fantasias!
João, que mais curte o canto sacro e as flores do jardim, parece ter mais amor pela solidão do que pela nova esposa. Mas com a morte do herdeiro e os problemas de saúde da rainha D. Maria I, Carlota e João acabam assumindo o trono. E com a ameaça de Napoleão, toca a mudança histórica da corte para o Brasil!
Essa travessia não só transformou a vida da colônia, mas também a colocou no centro do império português. O filme retrata esse caldeirão de eventos com uma pitada de ironia, crítica social e uma estética de arrasar. Desde sua estreia, “Carlota Joaquina” se firmou como um marco na recuperação do cinema nacional.
Agora, retorna às telonas com sua versão renovada, provando mais uma vez o quão essencial essa obra é para o audiovisual brasileiro — e ainda melhor: reunindo famílias inteiras para prestar homenagem a esse clássico. Preparem a pipoca!