Bicho-Papão dos Games: Sony Processa Tencent por Plágio!
Quando a Imitação é a Sogra da Criação!
E não é que a briga entre gigantes está esquentando?! A Sony decidiu entrar no ringue e processar a Tencent, acusando a empresa de fazer uma cópia descarada de sua famosa série Horizon com o próximo jogo, “Light of Motiram”. A fofoca do momento é que, segundo a Sony, o jogo das feras robóticas está mais parecido que amigo que ganha convidado na festa!
Jogo de Cópia ou Copo de Jóia? Você Decide!
O processo, que começou lá na Califórnia, aponta que o “Light of Motiram” se parece tanto com “Horizon: Forbidden West” e “Horizon: Zero Dawn” que se você colocar os dois lado a lado, dá até pra confundir! As semelhanças vão de criaturas a protagonistas, passando por materiais de marketing que parecem ter saído do mesmo forno!
Imagina só: um mundo pós-apocalíptico cheio de dinossauros robóticos – clássico, não é? E como se não bastasse, os humanos vivem em tribos e enfrentam essas máquinas do mal. Se não é o roteiro de “Horizon”, não sei o que é!
Ruivas de Olho nos Jogos: Toma esse Fone! 🎮
Ambas as heroínas são ruivas, se vestem com roupas tão parecidas que parece que saíram da mesma prateleira, e até o fone que usam é uma cópia do “Focus” da queridinha Aloy. Se não é cópia, é parente de quarto grau, né?
Pela Mãe do Canário! Vamos Comparar!
A Sony fez questão de mostrar que não está de brincadeira. A denúncia cita até comentários de jogadores nas redes sociais, indicando uma suposta premonição de que isso iria dar treta. O que não falta é comparação de imagens e detalhes que fazem qualquer um levantar uma sobrancelha e perguntar: “Cadê a originalidade, irmão?”
Sabia o que Fazia, e Agora?
Segundo a Sony, a Tencent sabia muito bem o que estava aprontando. Aparentemente, eles teriam tentado negociar um acordão na Game Developers Conference, mas a Sony mandou um “não” bem definitivo. E, mesmo assim, a Tencent continuou tocando o barco. Epa, epa, essa dança não vai ficar assim, não!
Pelo visto, a Sony quer que a Tencent pare com essa festinha de atribuição alheia e já está pedindo com força que o tribunal dê um fim nas palhaçadas. A quantia? Até 150 mil dólares por cada “obra-prima” que foi copiada! Sabe como é: quem não dá assistência, acaba a concorrência!
Enquanto Isso, o Jogo Não Tem Data!
E para quem está na expectativa de “Light of Motiram”, fica a dica: já pode colocar na lista de desejos do Steam, mas, calma lá, ainda não tem data de lançamento!
No final das contas, fica a lição: o mundo dos games pode ser grande, mas a originalidade nunca deve ficar de lado. E que venham as novidades, mas na linha da criatividade, por favor!