O Teatro Municipal do Rio de Janeiro estava a mil por hora nesta manhã, como uma verdadeira festa de emoções. Às 9h do dia 25 de julho, as portas abriram para o velório da Preta Gil, que nos deixou no último domingo, dia 20. A cerimônia ficava de portas abertas até às 13h, mas, claro, os amigos e a família tiveram um tempo especial só para eles antes do cortejo.
E quem não podia faltar? A primeira-dama Janja Lula, uma super fã da artista e da família Gil, que chegou com o coração na mão e a cabeça baixa, mas logo se soltou e deu um abraço pra lá de carinhoso em um dos presentes. Todos estavam vestindo branco – uma linda tribo em homenagem a Preta.
Logo no dia em que a Preta partiu, Janja fez a coisa certa e postou uma foto dela, da Preta e da madrasta Flora Gil, fazendo o famoso gesto do “L” com a mão, aquele símbolo que todo mundo já conhece. Na legenda, não economizou nas palavras: “A partida de Preta torna o mundo mais silencioso e menos iluminado. Sua gargalhada e seu brilho, ah, como fazem falta! Sua coragem e sua voz abriram caminhos para que muitas mulheres e meninas se amassem e tivessem orgulho de ser quem são”.
E não parou por aí! Janja ainda comentou sobre a linda mobilização do Brasil em oração pela recuperação de Preta. “Foi maravilhoso ver tanta gente se unindo. Preta viveu cada dia com um sorriso largo, trocando amor e recebendo amor”, destacou.
E claro, deixou um recado carinhoso para a família: “E isso é o que ela deixa: amor! Amor pela vida, pela família, pelos amigos! Um abraço apertado e toda a minha solidariedade ao querido Gilberto Gil, Drão, Flora, Francisco, Sol de Maria, minha amiga Bela e toda a família Gil. Preta, você estará sempre com a gente!”.