“Amonite: O Novo Guri do Sistema Solar Que Desafiou até o Planeta 9!”
Nos confins do nosso sistema solar, além de onde Netuno se esconde com seus mistérios, um novo mundo apareceu na parada! Conhecido como Amonite, esse novo brinquedinho cósmico foi avistado pela primeira vez em maio de 2023, direto da cratera do vulcão Mauna Kea, no Havaí. Mas, calma lá! Nem todo mundo está pulando de alegria, especialmente quem estava de olho no famoso Planeta 9, que até agora parece mais um personagem de filme de ficção.
“Um Fossil Cósmico Com História de 4,5 Bilhões de Anos!”
O nome Amonite não é só pra dar charme; é uma homenagem aos velhos fósseis marinhos. E não é à toa! Os cientistas acreditam que esse novo querido é uma verdadeira cápsula do tempo, cuja órbita andou só viajando pelo espaço nos últimos 4,5 bilhões de anos sem mudar nadinha. A descoberta desse fóssil espacial foi feita pelo projeto FOSSIL II, que estava em uma missão de caça às relíquias cósmicas com o Telescópio Subaru. E adivinha? Eles acharam um fósforo aceso durante a escuridão!
“Amonite: Distante e Recheado de Mistérios!”
Pra você ter uma ideia, Amonite não tá nem aí pros outros planetas por perto! O bicho orbita o Sol em uma elipse tão ampla que seu ponto mais próximo do Sol está a 66 unidades astronômicas – mais do que o dobro da distância de Netuno! E ainda ocupa um espaço que os cientistas chamam de “lacuna de periélio”, o que é tipo estar na balada, mas não tem mais ninguém dançando na pista.
Amonite pertence a um grupo super exclusivo chamado sednoides, que, cá entre nós, é mais raro que encontrar nota de 200 reais no bolso de uma calça velha. Eles têm órbitas imensas, mas são tão afastados que a gravidade de Netuno mal consegue dar uma abafada.
“Planeta 9? Tá Difícil, Meu Amigo!”
E agora, a gente chega na parte que deixou muita gente de cabelo em pé. A teoria do Planeta 9, que estava crescendo como espuma de cerveja, pode ter tomado outro rumo. Esse tal Planeta 9 estava sendo apontado como o responsável por juntar a turminha dos sednoides e outros objetos espaciais. Mas com Amonite fazendo o seu próprio carnaval, a ideia ficou mais complicada: a órbita dele está de cabeça pra baixo em relação aos outros. Eita, que reviravolta!
“O Que Aconteceu, Então?”
Cientistas andaram brincando de viajante do tempo e simularam as órbitas dos sednoides, voltando a aproximadamente 4,2 bilhões de anos. E pasmem! Eles descobriram que, no passado, a garotada estava tudo juntinha! Isso levanta uma questão feita na balança: que cataclismo rolou para colocar todo mundo em suas estranhas órbitas?
As melhores apostas? Ou uma estrela errante que chegou tocando o terror no nosso sistema solar, ou então um planeta gigante que foi expulso como um convidado indesejado em uma festa. Nada de Planeta 9, mas sim um Planeta Rebelde por aí!
E, my friends, essa história ainda tá longe de terminar! Vamos ficar de olho nas próximas novidades do nosso fabuloso e maluco universo!