Goku e Seus Amigos: A Força do Talento de Toriyama!
Se você achou que as aventuras de Goku e sua turma estavam pra acabar, relaxa, que a saga continua! Mas, convenhamos, ninguém vai conseguir preencher os sapatos gigantes do mestre Akira Toriyama. Bom mesmo é que o sucesso de Dragon Ball vem daquela mistura mágica de emoções, surpresas e, claro, uma diversão que é de dar risada!
O jeito de desenhar do Toriyama é uma verdadeira obra-prima da economia: ao invés de rabiscar aqui e ali numa folha diferente, ele faz tudo no mesmo papel! É a famosa “quem não tem cão, caça com gato” do mundo dos mangás, meu povo!
A Mágica do Desenho ao Vivo!
Até o criador de Dragon Ball ficou de queixo caído em uma entrevista lá em 1995. Ele achacia uma loucura como os outros mangakás se perdia em traços e mais traços. Para o Toriyama, o tempo é ouro! Ele vai direto ao ponto e já deixa quase tudo pronto de cara – nada de esboços desnecessários.
E sim, o cara é tão autêntico que gravou um vídeo anos depois mostrando suas manhas. Ele soltou algumas pérolas, como a dificuldade de desenhar os personagens olhando para a direita – imagina só, você batendo a cabeça na parede só pra achar o ângulo certo!
Pintando com Estilo – ou Não!
O mestre também contou que, na hora da pintura, sempre começa pelo rosto (só vai mudar se tiver um braço na frente). E sim, ele é um pouco relapso com os materiais – pensa em pegar papel baratinho e rugoso, porque pra ele isso dá aquele “feeling” especial.
Então, da próxima vez que você ver um desenho do Goku, lembre-se: por trás de cada tapa na cara e lampejo de energia, rola uma história cheia de improviso e talento. E essa combinação é que faz Dragon Ball ser um dos queridinhos do coração!