Neste sábado, 19 de julho, a galera se reuniu para dar o último tchau a Roberto Duailibi, um ícone da publicidade brasileira, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Ele partiu na sexta-feira, dia 18, aos 89 aninhos. E lá estavam família, amigos, colegas de profissão e até ex-alunos, todos emocionados e lembrando da trajetória brilhante do publicitário.
O clima era de pura celebração! Ruben Duailibi, seu filho, comentou como o pai influenciou sua escolha profissional. “Na família, todo mundo virou publicitário e eu decidi ser jornalista,” brincou ele. “Mas vamos combinar, tudo que existe é mídia e imagem. Um cliente se tornava amigo — essa era a essência do que fazia!”
E não parou por aí! Figuras importantes da publicidade e cultura como José Pastore aproveitaram para destacar o legado do Duailibi. Segundo ele, Roberto era uma mistura perfeita de cultura, generosidade e mega dedicação. “Muita coisa que conquistamos só rolou por causa da força e empenho dele.”
### Fundador da DPZ: O cara que revolucionou o mercado
Roberto não era qualquer um; ele é o cara que fundou a DPZ em 1968, junto de amigos como Francesc Petit e José Zaragoza. Antes disso, fez seu nome em gigantes como JWT e McCann Erickson. E, pasmem, em 1969, ele já estava sendo chamado de “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Luiz Lara, outro publicitário famoso, afirmou que Roberto foi um divisor de águas na comunicação no Brasil. “A publicidade brasileira se divide entre antes e depois da DPZ,” disse. Juntos, eles criaram e posicionaram marcas com uma criatividade de fazer inveja!
### Educador e referência para novas gerações
Mas Duailibi não parou por aí! Ele também era um educador de mão cheia, lecionando na ESPM e ECA/USP, onde influenciou uma penca de profissionais. Além disso, presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade e fez parte de várias entidades como a Fundação Bienal de São Paulo.
E a paixão dele pelo ensino se refletiu com suas obras, como o livro “Criatividade & Marketing”, onde apresentou o conceito da “régua heurística”, além de “Cartas a um Jovem Publicitário” e a série “Ideias Poderosas”, junto com Marina Pechlivanis.
A despedida final acontece às 16h no mesmo cemitério. Enquanto lembram e agradecem, o mercado da comunicação diz adeus a um verdadeiro mestre que moldou a publicidade brasileira por décadas.