Quando Spielberg e os Videogames Fizeram Piquenique: Conheça o LMNO!
Ah, 2005, o ano em que os astros se alinhavam! A Electronic Arts resolveu trazer o grande Steven Spielberg para o mundo dos games e deu um tapa na cara da rotina dos gamers! Junto com o estúdio francês Arkane, esse trio parou o trânsito com um projeto que prometia fazer a gente chorar mais que filme de sessão da tarde.
O Jogo que Nunca Nasceu, Mas Esperamos que Sim
Chamado carinhosamente de LMNO, esse jogo estava destinado a ser um épico onde a empatia tinha lugar cativo. Imagine só: você era Lincoln, um cara que precisava resgatar uma prisioneira mega misteriosa chamada Eve, que spoiler: não era apenas mais uma dama em perigo, mas sim uma alienígena de outro planeta. Uma road trip feita em alta velocidade entre a costa leste e a oeste, fugindo da polícia e tentando entender que tipo de “estrelas” você estava lidando!
Neil Young, o vice-presidente da EA Los Angeles à época, soltou a bomba: “Queremos que o jogador sinta emoções como assistindo a um grande filme”. Este projeto era a aposta mais alta do poker de criatividade!
Um Jogo de Amizade e Conexões
LMNO queria ser um abraço quentinho em forma de game, onde suas escolhas moldavam tudo em relação a Eve. Você poderia ter até três tipos de relacionamento com ela: de uma amizade pancada que mais parecia um gato e um cachorro brigando, até uma parceria bem íntima onde os momentos de cooperação eram de chorar (mas de alegria, tá?).
A ideia era levar os jogadores a um passeio emotivo, com duas horas de jogo que, mesmo com seu tamanho reduzido, prometia muitas voltas.
Spielberg, O Grande Detalhista
O Spielberg não só estava de olho, como estava metido até o pescoço no projeto. Ele dizia: “Se a expressão do personagem não tá legal, ajusta a cara dela aí”. E ele estava certo, porque até os alienígenas tinham que ter carisma!
A Jornada de um Posto de Gasolina… e Sons de Queda
Imagina um posto de gasolina no deserto como cenário principal! É, Arkane se superou na recriação do clima do meio do nada. Com a Unreal Engine 3, o jogo prometia adrenalina e um combate que faria os policiais da ficção tremerem, porque Spielberg não queria ver nem um canhão no jogo!
E pra dar aquele toque especial, um plot twist digníssimo: Eve na verdade era uma humana do futuro. Olha, essa ideia é de deixar até o mais experiente dos nerds com a boca aberta!
Quando o Filme Parasita Virou Comédia Romântica
Mas, como toda boa história de Hollywood, não deu certo. O projeto foi engavetado e, depois de uma reviravolta digna das produções do Spielberg, virou The Escape Artist. A proposta do joguinho emocional se transformou numa versão genérica de ação e aventura. E adivinha? A Eve tomou uma surra da equipe de design e começou a parecer uma versão alienígena da Megan Fox. #Tragédia!
O Que Poderia Ter Sido?
LMNO é, agora, uma lenda urbana dos games, o que poderia ter sido se, emocionalmente, o jogo tivesse atingido seu verdadeiro potencial. Um “e se” que nos faz acreditar que, quem sabe um dia, nossos sonhos de ter um jogo emocionante e tretas de alienígena possam se tornar realidade. E por enquanto, fica a saudade… quem sabe o Spielberg não dá uma chance para outro projeto desses?