A Revolução dos Compradores de Jogos: Acumuladores de Plantão!
Você já parou para contar quantos joguinhos você comprou no Steam? E quantos deles estão empoeirando na sua biblioteca, esperando um sinal de vida? Parece que o Steam virou um verdadeiro terreiro, repleto de colecionadores aficcionados, segundo o guru do mundo gamer Chris Zukowski.
Compras Descontroladas: Caçadores de Barganha ou Acumuladores?
Zukowski, em sua sábia e cômica análise, faz uma comparação que deixa a gente pensando: a Netflix está competindo com Fortnite e até com o sono das pessoas. E você, meu amigo desenvolvedor indie, como faz para roubar esse precioso tempo dos gigantes? A resposta está na arte de acumuladores! Acredite: muitos jogam só para comprar, e não necessariamente para jogar.
Agora, imagine só! O Steam acumulou um exército de colecionadores que não se incomodam em gastar, apenas porque, “pô, um dia eu jogo!” O analista desenterra a palavra japonesa “tsundoku”, que significa empilhar livros que nunca serão lidos. E… volta e meia, quem não tem uma “pilha da vergonha” na vida, né?
Ótimo Game, Minhas Prioridades São Outras
Chorando ou sorrindo, o fato é que mais da metade dos jogadores no Steam (sim, 51,5% para ser mais exato) têm títulos que nunca viram a luz do dia. Fala sério! Se o Steam fosse um reality show, seria o “Acumuladores”. Zukowski avisa: se os compradores fossem mais racionais, metade dos jogos não chegaria às prateleiras virtuais.
Ele sabe que essa bagunça é um baita negócio! A Valve entende os colecionadores como ninguém e faz com que compremos mais do que conseguimos jogar. O recado é claro: mesmo que você nunca pegue aquela demo de graça para experimentar, seu coração vai palpitar ao adicionar mais uma joia à sua coleção.
Não Desanime, Desenvolvê o!
E se você é um desenvolvedor que ficou chateado porque seu jogo não foi jogado? Acredite, isso é super normal no universo Steam! “Se os compradores fossem racionais, metade da indústria já teria puxado o pé”. Então, fica a dica: continua fazendo demo, sim! Afinal, a diversão está na caçada, não necessariamente no consumo.
E pra você, gamer que está lendo, quanto tempo desse seu dia tem sido consumido por títulos parados na sua biblioteca? Vai lá conferir e quem sabe um dia a gente consiga jogar tudo que comprou. Uma esperança bem gamer, não acham?
E Agora, Que Venham os Jogos!
A vida é assim: uns comprando e outros sonhando em jogar. E viva o Steam, o santuário dos acumuladores! E você, já pensou em quantos títulos parados estão esperando por você? Vamos lá, levante-se e jogue! Mas, se nada disso rolar, pelo menos admire sua coleção, porque, afinal, é tudo uma questão de estilo!