Nesta segunda-feira, dia 9 de junho, a gente celebra o Dia Nacional da Música Gospel! Essa data especial foi criada em homenagem à missionária Frida Maria Strandberg Vingren, que deu uma força e tanto à música religiosa no Brasil. E, pasmem, isso foi oficializado pela Lei nº 14.998, assinada pelo presidente Lula.
Agora, como a festa não pode parar, o Ministério da Cultura decidiu que a comemoração vai rolar com uma transmissão ao vivo lá no YouTube! É isso mesmo, galera! Os canais do MinC e do Ministério da Educação estão prontos para colocar a alegria no ar, além de várias emissoras católicas e evangélicas que vão mostrar blocos temáticos na telinha.
Na TV, a festa gospel promete ser de arrasar, trazendo uma retrospectiva dos mais de 20 hinos traduzidos por Frida para a Harpa Cristã. Igrejas e templos pelo Brasil também vão fazer cultos especiais, porque a música gospel é um baita peso na vida de milhões de brasileiros. No “Encontro com Patrícia Poeta”, a cantora Isadora Pompeo fez a audiência subir nas alturas!
E, pra animar ainda mais, aqui vai a lista dos 10 cantores gospel mais queridos do momento:
- Maverick City Music (EUA)
- Isadora Pompeo
- Gabriela Rocha
- Fernandinho
- Todah Music
- fhop music
- MORADA
- Julliany Souza
- Thalles Roberto
- Aline Barros
E se você está se perguntando quem mais está bombando, tem uma lista de outros nomes que fazem sucesso de acordo com o Spotify:
- Aline Barros (com uns Grammys na estante)
- Ana Paula Valadão (chefona do Diante do Trono)
- Fernandinho
- Nívea Soares
- Isaias Saad
- Fernanda Brum
- Eliane Silva
- Thalles Roberto (de novo, porque mereceu!)
- Caique Gama
Agora, você deve estar se perguntando: por que tantos famosos estão se convertendo? A resposta é simples e refrescante! Muitos artistas como Carla Perez e Xanddy, Joana Prado e Vitor Belfort, Karina Bacchi, Yudi Tamashiro, Sula Miranda e até Sarah Sheeva se deixaram tocar pela fé.
O que está por trás disso? Vamos lá:
- Busca por sentido após crises, como problemas de saúde ou familiares;
- Vazio existencial mesmo com a fama, como viu Chris Durán e Rodolfo;
- Influência dos amigos e família que os guiam até a fé, como é o caso de Carla Perez e Waguinho;
- Comunidade e apoio emocional, porque as religiões oferecem suporte quando a vida fica complicada.
E aí, pronto para celebrar com a gente? A música gospel está mais viva do que nunca!