O Museu Mais Antigo do Mundo: Rolê na Mesopotâmia com Estilo!
Quando você pensa em museus, a primeira coisa que vem à cabeça é a ideia de coisas super antigas, né? Tipo aquelas estátuas do Egito e as ruínas da Grécia. Mas segura essa marimba que a história do primeiro museu do mundo é mais velha que "o pai tá on" e foi fundado muito antes de começarmos a contar os dias de forma moderna!
O Museu da Garota que Virou História
Estamos falando do Museu Ennigaldi-Nanna, fundado em 530 AC (sim, antes de Cristo, o famoso BC!). Essa belezura foi criada por Ennigaldi, a filha do grande Nabonidus, o último imperador da Neo-Babilônia. E olhe, o cara não só era o imperador, mas também um amante de história na veia — pense nele como o Indiana Jones da antiguidade!
Ennigaldi não ficou de braços cruzados e decidiu dar uma mãozinha pro pai na missão de mostrar as relíquias que ele garimpava no sul da Mesopotâmia. Juntos, eles transformaram uma parte do palácio de E-Gig-Par em um verdadeiro showroom de antiguidade! E segundo o arqueólogo Leonard Woolley, que desenterrou tudo isso em 1925, talvez esse museu fosse o "google" da época, ensinando a galera sobre a rica história mesopotâmica.
Mas Será que Não Deu Ruim?
Mas como toda boa história, a vida não é só flores. Ur, a cidade onde tudo isso rolava, foi abandonada rapidinho, lá por 500 AC, por problemas climáticos e uns "perrengues" com os rios que estavam mais mudados que chamego de ex-namorada! Essas mudanças ambientais acabam sendo a famosa receita para a queda de impérios da Idade do Bronze.
E assim, a gente vê que a história é feita de altos e baixos, museus e desastres! Então, da próxima vez que você passar em frente a um museu, lembre-se: lá dentro pode ter mais história e drama do que você imagina!