O Cinema Akil, na agitada Alserkal Avenue em Dubai, fez história no dia 30 de maio, lotando as cadeiras para a estreia do filme “Ainda Estou Aqui”. E adivinha? Essa foi a primeira vez que um filme brasileiro ganhou uma sala de cinema nos Emirados Árabes Unidos!
A responsável por essa façanha é a atriz e produtora brasileira Sabrina Petraglia, que virou a ponte entre a Sony Pictures e a distribuidora local. Um verdadeiro match cultural! E, claro, tivemos a presença da Embaixada do Brasil em Abu Dhabi e a generosa parceria da Ambipar, que adora investir em cultura. Durante a abertura, Sabrina mal controlou a empolgação e declarou: “Essa é só a primeira página de uma longa história que queremos escrever entre a cultura brasileira e os Emirados Árabes.”
O embaixador do Brasil, Sidney Leon Romeiro, também estava lá para reforçar a importância desse momento para a divulgação da nossa cultura por aquelas bandas.
Dirigido por Walter Salles e estrelado pela incrível Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui” se baseia na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva. O filme traz a história de Eunice Paiva, que se transforma em ativista política depois que seu marido desaparece durante a ditadura militar no Brasil. Ufa, um tema pesado, mas com uma carga emocional de fazer qualquer um pensar!
O filme foi tão bem recebido que foi aplaudido em Veneza e ainda levou pra casa o Oscar de Melhor Filme Internacional, fazendo história ao se tornar o primeiro a ganhar essa categoria. Para marcar o momento especial, Fernanda Torres enviou um vídeo emocionante que deixou a plateia com os olhos brilhando, celebrando o impacto simbólico de “Ainda Estou Aqui” para o cinema nacional.
Depois da exibição, a festança rolou solta com autoridades, artistas, jornalistas e a comunidade brasileira nos Emirados. E segura essa: o filme vai continuar em cartaz até o final de junho, graças à distribuidora Sony Pictures. Um brinde ao cinema e à cultura brasileira!