EUA Muda o Jogo e Deixa Europa na Curva: O Bicho Vai Pegar!
Um Estrondo Orçamentário que Fez Barulho até na Lua!
Parece que a NASA resolveu dar uma de "desaparecido" e deixar a Europa em uma situação daquelas! Washington andou dando umas voltas e já está falando em cancelar os sonhos espaciais da velhinha do Velho Mundo. Os planos para a missão Artemis, que prometia um retorno triunfal à Lua, estão mais ameaçados que balão de aniversário em festa de criança! E, cá entre nós, quem não ficou com a pulga atrás da orelha?
A NASA e o Cachorro Louco do Orçamento!
Segura essa: a Casa Branca lançou uma proposta de fazer cortes no orçamento da NASA que são de deixar qualquer um de cabelo em pé! A grana pode cair de 24,8 bilhões para 18,8 bilhões de dólares. Se essa ideia maluca passar no Congresso, a Europa, que estava toda esperançosa em voltar a visitar sua amiga Luna, vai sentir o baque. Afinal, estavam todos juntos nessa jornada lunar, mas parece que agora o barco está furado!
E não é só isso, não! A NASA quer abandonar o lançador SLS e até a estação lunar Gateway, que era pra ser o "point" das festas espaciais. Agora, imagina o quanto a galera do espaço europeu investiu nessa amizade e, de uma hora para outra, a NASA resolve dar um pé na bunda?
Europa em Terapia da Amizade: “O Que Fazer Agora?”
Os europeus, coitados, sentiram a água fria na cara! Era pra ser uma parceria de sucesso, mas o que temos agora? A ESA (Agência Espacial Europeia) virou o "ex" que ficou no vácuo. Eles estavam investindo pesado na missão, com contratos de milhões e módulos sendo construídos na esperança de ver tudo isso decolar. Mas, com a NASA botando tudo a perder, a pergunta que não quer calar é: "E agora, José?"
Os astronautas da Europa, como o Pablo Álvarez, que estavam sonhando em pisar na Lua, agora têm que encarar a triste realidade. As missões futuras parecem um labirinto sem saída, e o futuro não está muito claro. A Artemis I foi só um passeio sem astronauta a bordo, a Artemis II tem só um canadense no meio dos americanos e a Artemis III? Ah, essa é só para os gringos!
Qual é o Próximo Passo? Um Encontro Diplomático!
E qual a solução para essa encruzilhada? Até agora, a resposta da Europa foi a mais diplomática possível. O chefão da ESA, Josef Aschbacher, disse que já estão conversando com a NASA para entender o que fazer. Mas o lado positivo? A ESA quer continuar sendo amiga, mesmo com essas estripulias.
Agora, o próximo conselho ministerial da ESA vai ser o “tchan” que vai definir os rumos do espaço europeu. Quem sabe eles não olham para o Oriente e chamam a China para uma nova parceria? Assim, a gente pode ter mais uma história de astronautas dando voltas pela Lua e quem sabe até por Marte!
A situação está tensa, mas a Europa não vai deixar esse barco afundar sem lutar!
Prepare seu capacete, porque a jornada espacial ainda está longe de acabar!