Volta ao Passado: Remakes e Remasterizações, A Nova “Pérola” do Mundo Gamer!
Olha só quem resolveu dar uma de avestruz e enterrar a cabeça na nostalgia: a galera dos games! As empresas estão trazendo de volta os grandes sucessos do passado, como se fossem aquelas músicas que todo mundo já decorou na rádio. Mas será que é só para agradar o coração da galera ou tem uma graninha a mais no meio disso? Pois é, a PlayStation tá levando umas pedradas por conta disso, principalmente com títulos como “The Last of Us” e “Days Gone”. Porém, um ex-chefão da Sony disse que, na verdade, a gente não tá falando de saudosismo, mas sim de um plano estratégico para rechear o cofrinho e investir em novos jogos.
O grande nome da vez é o Shuhei Yoshida, que já foi o rei do pedaço na Sony até 2019. O cara sabe tudo sobre a engrenagem dos games e, em uma conversa fofa com a PlayStation Inside, ele falou da subida de preços nos jogos. E não é só porque o café tá caro, não—é porque desenvolver games tá custando cada vez mais!
“Hoje em dia, tudo nos games é mais tecnológico e exigente, e isso dá trabalho! Cada empresa mete a faca no que cobrar, mas no fundo mesmo, a verdade é que a mulher da limpeza da indústria quer ver os custos controlados. E é por isso que todo mundo tá atrás de diversificar a receita, para continuar produzindo os AAA que o povo adora!”
Remake: O Jeitinho Brasileiro de Fazer Dinheiro no Mundo dos Games!
O que o Yoshida falou é tranquilo: a indústria tá patinando e as empresas buscam grana do jeito que dá. E embora a gente esteja vendo um monte de remakes e remasterizações, isso não quer dizer que a nostalgia tá no comando. Na verdade, é uma jogada rapidinha para engordar o bolso e ajudar a bancar novos lançamentos. E o “port” para PC? Ah, esse nem me arranha! O pessoal da Nixxes Software toca essa parte, deixando os estúdios livres para dar vida a novos projetos.
Com toda essa conversa de gastos, é certo que as empresas vão ter que achar um equilíbrio entre gastar e cobrar. O sonho de consumo da galera, como “GTA 6”, promete descer a lenha nos preços. E quem sabe não surge uma plataforma de assinatura que, além de engordar os cofres, também ajude a financiar o próximo mega título?
“No fim das contas, a conta tem que fechar. GTA VI é um baita exemplo, mas jogos como “Clair Obscur: Expedition 33″ mostram que dá para fazer coisas incríveis com equipes menores e sem precisar hipotecar a casa!”
“Se inscreve no canal do IGN Brasil no YouTube e vem com a gente nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!”