HERÓIS DO MAR: Marinha do Brasil Celebrará Gloriosa Vitória e a Luta dos Bravos!
Uma homenagem comovente toma conta do Rio; você não pode perder!
Nesta quinta-feira (8), o Rio de Janeiro será palco de uma cerimônia épica em tributo aos Heróis do Mar – aqueles que bravamente enfrentaram as garras do nazismo na Segunda Guerra Mundial. É tempo de lembrar os 80 anos do Dia da Vitória, um marco que nos enche de orgulho nacional!
Choradeira à Vista! O Espaço Cultural da Marinha vai se transformar em um verdadeiro altar da memória, relembrando os valentes combatentes que perderam suas vidas em alto-mar, atacados por submarinos alemães e italianos. As autoridades, do mar e da terra, não faltarão, com a presença do almirante Marcos Sampaio Olsen, que fará questão de lembrar o que é ser um verdadeiro soldado!
E como o passado sempre se faz presente, será lançado o livro “A bordo do Contratorpedeiro Barbacena”, escrito pelo vice-almirante João Carlos Gonçalves Caminha. Com uma trama de tirar o fôlego, o livro traz à tona as aventuras e desafios da tripulação que se pôs em perigo, usando a força e a coragem como suas únicas armas!
Um Lamento Nacional! Durante a longa e sanguinária Batalha do Atlântico, que se estendeu de 1939 a 1945, mais de 3 mil embarcações foram protegidas pelos nossos bravos marinheiros! Mas o custo foi alto: cerca de 1.400 brasileiros se foram, vítimas de ataques e tragédias no mar!
E não se esqueça: o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para o front. Entre 1944 e 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) lançou 25 mil heróis em solo italiano, lutando contra o nazifascismo ao lado dos Estados Unidos. A coragem teve seu preço, com quase 500 vidas perdidas em combate.
A luta dos nossos guerreiros não pode ser esquecida! É hora de prestigiar a memória daqueles que deram tudo por nossa liberdade, enquanto o governo se preocupa mais em se manter no poder do que em valorizar quem realmente fez história! Não fique de fora desta cerimônia que promete emocionar a nação!