China Inunda Deserto com Chuva de Drones: 30 Piscinas Olímpicas em Jogo!

Redação
By
3 Min Read

Chuva Na Veia: Drones Fumegando Iodeto e 30 Piscinas de Água

Prepare-se, que a chuva tá chegando!

Na poeirenta e ardida Xinjiang, no canto ocidental da China, os cientistas se reuniram pra fazer algo que até o Harry Potter invejaria! Com a ajuda de drones que mais parecem aqueles Vingadores do tempo, uma operação meteorológica transformou um punhadinho de iodeto de prata (só 1 kg, viu?) em um verdadeiro espetáculo aquático, ou melhor, em 30 piscinas olímpicas de chuva! Ah, o poder da engenharia climática.

Bora Semear Nuvenzinhas?

Esses drones, equipados e prontos para a ação, voaram mais alto que muita gente sonha, a uns 5.500 metros. E, com um toque de mágica, liberaram uma fumaça danada sobre 8.000 km² – que dá pra imaginar como a Córsega, mas sem o tempero europeu. Eles soltaram iodeto de prata, uma substância que é seis vezes mais pesada que a água! Imagine a festa das gotinhas!

Chuva, Chuva, Vem Pra Minha Rua!

E não é que funcionou? O resultado foi um aumento de 4% na chuva local – isso dá cerca de 78.200 m³ de água, só pra não dizer que estamos falando de "gotinhas". As gotículas muito unidas cresceram de 0,46 mm para uns robustos 3,22 mm de diâmetro, tipo aquele hambúrguer que não cabe na boca. As nuvens ainda se sentiram tão bem que esfriaram 10°C e cresceram pra cima como se quisessem tocar as estrelas!

E Agora? A Solução Milagrosa?

A prática de semeadura de nuvens não é uma novidade, não, mas esse experimento deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha. Afinal, será que essa técnica realmente vai salvar o mundo das secas e desertificações? Com tantas perguntas rondando, os cientistas não estão com a certeza batida na mesa. “E se a gente fazer isso o ano todo? O que pode dar errado?” Bem, só o tempo vai dizer, literalmente.

No meio da correria por soluções climáticas, a China revelou que, com um simples toque de iodeto de prata, é possível fazer chover onde a natureza já tava de férias. Agora, só nos resta esperar que os drones continuem fazendo chover em vez de voar em círculos. Afinal, bom é ver todos sob a chuva, não acham?

Share This Article