Brasil pensa em 6×1: Coreia do Sul já quer trabalhar 7 dias por Samsung!

Redação
By
3 Min Read

Trabalhar Até a Última Energia: Sul-Coreanos Querem Mais Horas, Não Menos!

Se você achava que o mundo do trabalho estava começando a abrir mão da maratona de horas, prepare-se para uma reviravolta digna de novela das oito! Enquanto uns sonham com uma semaninha de trabalho de só quatro dias, as empresas sul-coreanas, como a Samsung e a Hyundai, estão pensando “que nada! Vamos aumentar a dose!”. O plano? Sair das 52 horas semanais e empurrar a carga para impressionantes 69 horas! Segura essa, Brasil!

Um Dia de Cada Vez… Ou Não

A realidade sul-coreana é a seguinte: estão lá eles, enfrentando uma baita crise, e a produtividade bem lá embaixo, resultado da baixa natalidade no país. Então, o que as empresas pensam? “Vamos fazer os nossos colaboradores suarem mais!” É como se a competição nunca tivesse acabado. Com uma das jornadas mais longas do planeta, você deve estar pensando: “Como assim trabalhar ainda mais?”. Mas é isso mesmo! As vozes do protesto estão ecoando, e não é só por causa da falta de férias.

Modo Emergência: O Aprendizado da Samsung

Lá em abril de 2024, a Samsung apertou o botão do “modo de emergência” e decidiu que os seus executivos e gerentes iriam até trabalhar seis dias por semana! E o melhor? Eles podiam escolher trabalhar nos fins de semana, caso “quisessem”. Que liberalidade, não é mesmo? Mas os sindicatos não gostaram nada disso e a revolta aumentou na Terra do Kimchi.

O Paradoxo da produtividade

O mais doido de tudo isso é que, em fevereiro do ano passado, o líder da oposição tinha a brilhante ideia de propor uma semana de trabalho de apenas 36 horas, ou seja, um verdadeiro sonho! Mas agora, com a Samsung batendo recordes de lucro com essa carga insana, a ideia de reduzir as horas parece mais um conto de fadas do que uma realidade viável.

No jogo da economia, quem manda grita, e enquanto uns pedem folga, as empresas sul-coreanas estão decididas a fazer seus funcionários trabalhar até o último suspiro! E enquanto isso, nós aqui do lado torcendo para que um dia essa história mude de roteiro.

Share This Article