Geração Z na Era Digital: Cadê o Talento com Excel?
Prepare-se para dar risada! A Geração Z, que se acha o verdadeiro Mestre dos Magos da tecnologia, está levando uma surra de conhecimento no campo das ferramentas básicas de escritório. Um estudo lá de Toledo, Ohio, revelou que nossos jovens ninjas digitais não estão assim tão afinados com o temido Microsoft Office.
O Barco da Ellen DeGeneres: Mó Fracasso?
Parece que a história de que eles nasceram com um celular na mão é, digamos, um pouco exagerada. Os jovens até sabem deslizar na tela do telefone, mas na hora de abrir o Excel, a coisa complica! Gary Insch, um dos cabeças por trás da pesquisa, soltou a real: “Eles manjam de celular, mas de computador… aí a coisa pega!”
Google é o Novo Queridinho – Mas Cadê o Office?
Os garotos e garotas da Geração Z tão com a cabeça entupida de Google Docs, mas quando o assunto é apresentar um relatório no trabalho, o cenário muda! O artigo fresquinho ainda trouxe à luz que enquanto eles dançam na balada do ChromeOS e Google, a Microsoft continua firme e forte na festa das empresas. Afinal, quem é que faz relatório no Google Docs, né?
Rolou Perguntinhas – Tipo, O Que É “Salvar”?
Os pesquisadores se jogaram numa sala de aula de Microsoft Office com 23 alunos e, adivinha? Ouvintes plenos, mas sem saber como mudar o espacinho no Word ou conseguir anexar um arquivo no e-mail. O que é isso, Brasil?
Soluções ou Tretas? O Que Fazer Agora?
Pra salvar a galera, os estudiosos recomendaram um pacote de dicas infalíveis. Preparem-se para o aprendizado prático e o tal do “design thinking”, que já é o babado do momento. Isso ajuda os alunos a se tornarem verdadeiros solucionadores de problemas, tipo super-heróis da tecnologia.
Insch ainda sugeriu que os professores usem plataformas como Zoom ou Teams para ajudar os jovens a se jogarem na tecnologia, sem deixar de fazer uma dancinha com vídeos do YouTube no meio do caminho.
Mente Brilhante e Coração de Ouro
Daniel Pfaltzgraf, outro gênio da lâmpada desse estudo, afimou que instigar o pensamento crítico deve ser a regra! Cuidar de soluções, testar ideias e compartilhar com a turma é a jogada, galera!
E aí, Geração Z, tá na hora de sair do Wi-Fi e entrar no mundo real, hein?