Como os EUA vão abocanhar terras raras? Spoiler: é com discos rígidos!

Redação
By
3 Min Read

HDs: O Renascimento das Terras Raras!

Desenterrando Tesouros!

Os SSDs podem ter chegado para fazer a festa nos nossos PCs e notebooks, mas os velhos e bons discos rígidos (HDs) ainda estão na jogada! E ninguém pensou que esses amigos guardavam um segredo de rico, né? Isso mesmo: eles são recheados de terras raras! A Western Digital, aquela gigante das tecnologias, se juntou com a Microsoft e algumas empresas radicais, tipo a CMR e a PedalPoint, para criar um programa de reciclagem que poderia fazer até o Capitão Planeta ficar orgulhoso.

Reciclagem: A Revolução do HD!

Agora, o esquema é simples. A reciclagem rola nas fábricas lá dos Estados Unidos, e tudo isso é uma estratégia marota diante das dificuldades que os gringos estão encarando para conseguir esses materiais. Tudo isso aconteceu por causa daquela guerra comercial com a China que só traz mais desafios!

A ideia é tirar do fundo do baú (ou melhor, dos HDs) óxidos de terras raras, como disprósio, neodímio e praseodímio. E não para por aí, eles também recuperam alumínio, aço, ouro, paládio e cobre! Esses HDs estão nas grandes ligações da internet, tipo os data centers que abastecem a nuvem. Eles vão e vêm, mas as unidades precisam ser trocadas para garantir que a nossa preciosa informação não se perca pelo caminho.

A Caça aos Metais Raros!

A Western Digital já conseguiu recuperar incríveis 21,3 toneladas de discos rígidos e SSDs. Para se ter uma ideia, estima-se que em 2030 o mundo vai gerar uma montanha de 75 milhões de toneladas de resíduos nesse setor! Mas calma, porque a WD tá fazendo bonito, reciclando 90% dos metais de terras raras e 80% do que mais dá para reaproveitar.

O Processo Super Ecológico

Esses discos são enviados para a PedalPoint, que faz a seleção e o processamento de tudo. A CMR pega os ímãs e o aço e utiliza um truque chamado dissolução sem ácido (ADR) – essa mágica consegue extrair os elementos raros de um jeito bem mais limpo, gerando óxidos de terras raras quase purinhos. E o melhor: isso gera 95% menos gases de efeito estufa, ou seja, a natureza vai agradecer!

Com a Microsoft no barco, a coisa tá séria, mas vale lembrar que várias startups já estavam de olho nesse filão. O objetivo é o mesmo: tirar tesouros das velharias!

Então, da próxima vez que você pensar em dar aquele upgrade no PC, lembre-se: enquanto você troca seu HD, pode estar ajudando a salvar o planeta e ainda colocando uns bons tesouros no seu bolso!

Share This Article